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Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual

Lyra, Kamila Takayama

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2017-04-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual
  • Autor: Lyra, Kamila Takayama
  • Orientador: Isotani, Seiji
  • Assuntos: Classificação De Infográficos; Satisfação; Visualização De Informação; Infográficos; Estilos De Aprendizagem; Infographics; Information Visualization; Learning Styles; Enjoyment; Infographics Classification
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O crescente uso de ambientes virtuais de aprendizagem faz com que os professores e desenvolvedores precisem avaliar qual o melhor formato de visualização a ser utilizado. Infográfico é tipo de visualização de informação que vem ganhando popularidade no contexto educacional. Ele utiliza figuras, gráficos e curtas explicações textuais associados à elementos de design, para transformar informações complexas em visualizações simples. No entanto, poucos trabalhos empíricos investigam a interferência do formato infográfico no processo de aprendizagem e consideram a influência dos estados afetivos (em particular a satisfação) e a preferência (i.e. estilo de aprendizagem) do aluno na sua capacidade de reter informação quando o material apresentado é o infográfico. Esse trabalho de mestrado tem como objetivo investigar os benefícios educacionais do uso de infográficos como material de aprendizagem comparando-os com materiais tradicionais, texto puro e gráfico+texto. Também visa analisar a influência de outras variáveis experimentais no processo de aprendizagem como complexidade do infográfico, satisfação e estilo de aprendizagem. Para isso, foi executado um experimento com 74 alunos de graduação distribuídos entre três formatos de materiais de aprendizagem (i.e. infográficos, gráficos+texto e texto puro) em uma sessão de aprendizagem individual suportada por computador. Os sujeitos foram avaliados quanto à aprendizagem imediata, retenção e perda de conhecimento, satisfação, estilos de aprendizagem e tempo. Os resultados obtidos sugerem que os infográficos são tão bons para a aprendizagem e retenção de conhecimento quanto os materiais tradicionais. Não foram encontradas evidências de que os estilos de aprendizagem visual ou verbal têm impacto na aprendizagem ou na satisfação dos alunos. Além disso, foram encontrados indícios de que satisfações positivas podem resultar em uma maior retenção de conhecimento. Para analisar a variável complexidade, foi proposto um framework para classificação dos infográficos. Pode-se concluir que, de fato, infográficos classificados como de baixa complexidade proporcionam maior aprendizagem. No entanto, o aprendizado por meio dos infográficos de complexidade alta não foi significativamente menor. É possível atribuir essa queda não significativa à natureza explicativa dos infográficos, capaz de estabilizar o aprendizado do aluno a partir de um determinado nível de complexidade, mesmo que a complexidade aumente.
  • DOI: 10.11606/D.55.2017.tde-02082017-104605
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2017-04-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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