skip to main content

Pobreza multidimensional e educabilidade no Brasil

Pereira, Rosângela ; Rambla, Xavier

2012

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Pobreza multidimensional e educabilidade no Brasil
  • Autor: Pereira, Rosângela ; Rambla, Xavier
  • Assuntos: Brasil ; Desigualdades ; Educació inclusiva Amèrica Llatina ; Política educativa
  • Notas: https://ddd.uab.cat/record/174568
    La Educación para Todos en América Latina. Estudios sobre las desigualdades y la agenda política en educación ; 2012
    urn:oai:ddd.uab.cat:174568
  • Descrição: Este artigo analisa a natureza da relação entre duas dimensões do desenvolvimento humano: conhecimento e condições de vida. Busca-se responder a seguinte questão: qual a influência das distintas dimensões da pobreza familiar sobre a defasagem idade-série no ensino obrigatório? O nível de bem-estar das famílias será medido por indicador de pobreza familiar multidimensional, construído a partir dos micro-dados do IBGE/PNAD, para o ano de 2008. Utilizamos o método de variáveis instrumentais para identificar o impacto de cada dimensão da pobreza familiar sobre a probabilidade do aluno apresentar defasagem idade-série. Os resultados encontrados revelam que o desemprego e o trabalho no setor informal dos pais, o trabalho precoce e analfabetismo dos adultos, afetam mais intensamente o desempenho educativo das crianças e jovens do que a pobreza monetária da família.
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.