skip to main content

As alterações do complexo útero-placentário-fetal e do corpo lúteo são moduladas pelo concepto e determinam a evolução da gestação estudo com ênfase nos clones bovinos produzidos por transferência nuclear de células somáticas (SCNT)

Luciano Andrade Silva

2015

Localização: FZEA - Fac. Zoot. Eng. de Alimentos    (T.1186 )(Acessar)

  • Título:
    As alterações do complexo útero-placentário-fetal e do corpo lúteo são moduladas pelo concepto e determinam a evolução da gestação estudo com ênfase nos clones bovinos produzidos por transferência nuclear de células somáticas (SCNT)
  • Autor: Luciano Andrade Silva
  • Assuntos: PRENHEZ; CLONAGEM ANIMAL; MORFOLOGIA ANIMAL; VASCULARIZAÇÃO EM ANIMAL
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: O trato reprodutivo das fêmeas dos mamíferos é o único sistema do corpo onde camadas teciduais e estruturas sofrem dramáticas alterações fisiológicas e cíclicas. A angiogênese é conhecida como fator crítico para garantir o suprimento sanguíneo nos tecidos e órgãos em remodelamento. Nós propusemos que alterações no complexo útero-placentário-fetal e no corpo lúteo são moduladas pela presença do concepto e que essas alterações determinam o sucesso de prenhez. A ultrassonografia Doppler foi a tecnologia mais importante utilizada durante este trabalho. Atenção especial foi dada à modulação pelo concepto das alterações morfológicas e vasculares uterinas e do corpo lúteo antes e durante a placentação em gestações bovinas de embriões clonados por SCNT. Nossos resultados suportaram a hipótese de que a presença do concepto modula as alterações morfológicas e vasculares no útero e no corpo lúteo, e que o padrão de perfusão vascular endomentrial durante os dois primeiros meses de gestação (placentação) determina o sucesso da prenhez em gestações bovinas de embriões clonados por SCNT. Pela primeira vez na literatura, a ocorrência de prenhezes anembrionadas e uma elevada incidência de receptoras apresentando corpo lúteo persistente estão sendo reportadas depois da transferência de embriões clonados por SCNT. Estes achados estimulam novos questionamentos sobre o papel do concepto na estimulação do útero favorecendo o seu próprio desenvolvimento. O aumento assincrônico da perfusão vascular nos cornos uterinos indicou uma possível melhora no sucesso da prenhez. Em resumo, esses dados forneceram informações sobre as alterações morfológicas e vasculares no trato reprodutivo de receptoras de clones bovinos por SCNT. Estes achados fornecem a base para o desenvolvimento de novos experimentos para um melhor e completo entendimento do papel do concepto na regulação
    das alterações no ambiente uterino favorecendo o seu próprio desenvolvimento
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 409 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.