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Perspectivas para a formação profissional para a educação infantil

Marilene Proença Rebello de Souza Congresso Nacional de Psicolohia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)

São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Mesa redonda

São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perspectivas para a formação profissional para a educação infantil
  • Autor: Marilene Proença Rebello de Souza
  • Congresso Nacional de Psicolohia Escolar e Educacional (9. 2009 São Paulo)
  • Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA; PRÉ-ESCOLAR
  • É parte de: São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Mesa redonda
  • Descrição: Tendo em vista que o atendimento às crianças em creches e pré-escolas, na faixa etária dos zero aos 6 anos, passou a compor a Educação Básica, optativa para a criança porém de oferecimento obrigatório por todos os municípios brasileiros, bem como o reconhecimento da heterogeneidade que marca as experiências e vivências no âmbito das escolas que atendem essas crianças, nos levam a repensar as relações existentes entre os campos da psicologia e da educação, apontando perspectivas para a formação profissional (seja dos psicólogos como dos profissionais da educação), de tal forma que seja contemplada sob uma dimensão prática e metodológica a complexidade presente neste espaço social. Entende-se que o trabalho junto a essas crianças é circunscrito por estereótipos, por representações, por convicções e por estigmas que, apesar de subsidiados por referenciais teóricos, devem ser repensados. Tal perspectiva nos leva a conceber um processo de formação que possibilite aos profissionais o desenvolvimento de uma postura de acolhimento para com as diferenças sociais, culturais e econômicas, diferenças que marcam nossa realidade social e que se objetivam no cotidiano da escola de Educação Infantil. Tal processo nos leva a pensar que o campo relacional que se estabelece no contexto escolar abre possibilidades para que as pessoas (crianças e adultos) nos falem de sua existência, de sua compreensão sobre si e o mundo e da cultura instituída que atravessa a constituição de sua
    humanidade, porém garantindo a singularidade de cada um
  • Editor: São Paulo Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: On-line.
  • Idioma: Português

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