skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Pulpotomia em dentes decíduos autoavaliação através de questionário com diferentes grupos de cirurgiões dentistas

B. D. T. M. Garrido B. K Souza; V. T Sakai; P. K Jorge; Daniela Rios; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Thais Marchini de Oliveira; Natalino Lourenço Neto; Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO - Virtual Annual Meeting (38. 2021 )

Brazilian Oral Research v. 35, p. 375, res. PN1146, 2021. Supplement 3 1807-3107

São Paulo 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Pulpotomia em dentes decíduos autoavaliação através de questionário com diferentes grupos de cirurgiões dentistas
  • Autor: B. D. T. M. Garrido
  • B. K Souza; V. T Sakai; P. K Jorge; Daniela Rios; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; Thais Marchini de Oliveira; Natalino Lourenço Neto; Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO - Virtual Annual Meeting (38. 2021 )
  • Assuntos: PULPOTOMIA; QUESTIONÁRIOS -- AVALIAÇÃO; DIAGNÓSTICO BUCAL; TRATAMENTO ODONTOLÓGICO
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 35, p. 375, res. PN1146, 2021. Supplement 3 1807-3107
  • Notas: Disponível em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2021/bor-v035-SBPqO-book.pdf
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Este estudo propôs-se a identificar como os diferentes grupos de cirurgiões dentistas se autoavaliam quanto a aptidão para diagnosticar possíveis casos de pulpotomia em dentes decíduos e como se atualizam sobre o tema. Para isso, os profissionais foram divididos em 3 grupos: G1-Docentes de Odontopediatria; G2-Especialistas em Odontopediatria não docentes e G3-Cirurgiões dentistas das demais especialidades. De forma online os grupos responderam um questionário contendo 20 questões, retornando 416 questionários, sendo 91 do G1, 109 do G2 e 216 do G3. Os dados passaram pelos testes associativos qui-quadrado e teste t, com p< 0,05. G1 e G2 se sentem mais aptos para indicar pulpotomia. Dentre os três grupos, aqueles que se declararam aptos tendem a buscar atualização sobre o tema. Os 3 grupos utilizam materiais acadêmicos para atualização, porém, somado a isso, G2 tem uma alta busca através de congressos e G3 uma distribuição de buscas através de redes sociais, Google e Google Scholar. A indicação que mais se destacou entre G1 e G2 foi "Exposição pulpar acidental" e para G3 foi "dentes com lesões de cárie extensas que tenham envolvimento pulpar com confirmação radiográfica". Quanto ao motivo, os 3 grupos optam pela pulpotomia para manter o dente no arco. G1 e G2 são os grupos que mais se atualizam sobre o tema, utilizando principalmente materiais acadêmicos, o que pode estar associado ao fato de tais grupos se sentirem mais aptos indicar pulpotomia em dentes decíduos. O menor interesse de busca pelo tema em G3 pode ser entendido como uma não aplicação clínica do tema para esse grupo.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p.375, res. PN1146.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.