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Programa de educação pelo trabalho para a saúde da Universidade de São Paulo (Campus Capital): estudo avaliativo

Fonseca, Graciela Soares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia 2012-08-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Programa de educação pelo trabalho para a saúde da Universidade de São Paulo (Campus Capital): estudo avaliativo
  • Autor: Fonseca, Graciela Soares
  • Orientador: Junqueira, Simone Rennó
  • Assuntos: Técnica Delfos; Recursos Humanos Para A Saúde; Pesquisa Qualitativa; Odontologia; Educação Superior; Human Resources For Health; Higher Education; Qualitative Research; Dentistry; Delphi Technique
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O Sistema Único de Saúde (SUS) avançou muito desde o seu surgimento, entretanto, ainda existem muitos desafios que precisam ser superados. Entre eles, encontram-se a qualificação e a formação dos profissionais de saúde. Os cursos de graduação em saúde têm privilegiado uma formação tecnicista e fragmentada, incapaz de formar a força de trabalho necessária à resolução dos problemas de saúde da população brasileira. Neste sentido, há necessidade de desenvolver instrumentos direcionados ao incentivo de mudanças curriculares no ensino superior em saúde, tendo como um dos eixos a interação com os serviços de saúde. Cita-se, nesse contexto, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A presente investigação se propôs a avaliar o PET-Saúde instituído na Universidade de São Paulo (USP), campus Capital. Os sujeitos do estudo foram tutores, preceptores e alunos de odontologia que integraram o Programa em algum momento da sua existência. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com o auxílio das técnicas Delphi e de Grupo Focal. O tratamento do material coletado foi orientado pela análise de conteúdo. Os dados levantados evidenciaram que, apesar das mudanças já implementadas, o modelo formador em odontologia apresenta fragilidades no sentido de atender completamente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), visto que é persistente a tendência tecnicista, biologicista e fragmentada. Os sujeitos reforçaram que a aproximação dos estudantes com os cenários de prática é capaz de auxiliar no processo formativo de alunos e na qualificação de profissionais inseridos nos serviços e professores dos cursos de graduação em saúde. Além disso, o PET-Saúde proporciona a ampliação do olhar do estudante em direção ao processo saúde/doença e o despertar para atuação futura no âmbito do SUS. A imersão no Programa foi responsabilizada pela quebra de pré-conceitos e pela consequente compreensão da organização da Atenção Primária e do trabalho desenvolvido no setor. Uma das vantagens apontadas pelos moldes de interação ensino-serviço do PET-Saúde consiste no estabelecimento da interdisciplinaridade no processo formador o que, dentre outras características, o conforma como um modelo de interação ensino-serviço mais próximo do ideal almejado. Como principais limites foram apontados a incompatibilidade de horários entre os protagonistas do programa, a distância dos cenários de prática em relação às unidades de ensino, além da ausência de diretrizes operacionais claras e da heterogeneidade de organização das atividades pelas unidades de saúde. Os resultados do estudo traduzem o PET-Saúde como um poderoso instrumento de indução de mudanças na concepção dos profissionais de saúde, contribuindo para uma formação condizente com as necessidades do SUS.
  • DOI: 10.11606/D.23.2012.tde-14012013-123754
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia
  • Data de criação/publicação: 2012-08-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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