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Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes

Del'Angelo, Natália

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2012-05-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Objeto digital no ensino da avaliação clínica do pré-termo: a aprendizagem de estudantes
  • Autor: Del'Angelo, Natália
  • Orientador: Fonseca, Luciana Mara Monti
  • Assuntos: Aprendizagem; Instrução Por Computador; Exame Físico; Enfermagem Neonatal; Prematuro; Infant; Computer-Assisted Instruction; Learning; Neonatal Nursing; Physical Examination; Premature
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objeto digital de aprendizagem \"Semiotécnica e semiologia do recémnascido pré-termo\" apresenta gradativamente a complexidade e as especificidades do recém-nascido pré-termo. Para verificar o impacto deste objeto no processo ensinoaprendizagem, tem-se como objetivos deste estudo avaliar a aprendizagem cognitiva de estudantes sobre o tema, auxiliada pelo uso deste objeto digital de aprendizagem em comparação à aula regularmente oferecida e avaliar subjetivamente o objeto digital. Trata-se de um quase-experimento com grupo controle (n=10) e grupo experimental (n=12) formados por estudantes de Licenciatura em Enfermagem de uma universidade do interior paulista. A intervenção foi o acesso ao objeto digital durante toda a disciplina, complementando o curso regular. A coleta de dados foi executada por meio da caracterização dos sujeitos, pré e pós-teste e avaliação subjetiva sobre o aplicativo. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. O estudo demonstrou que não houve diferença significativa entre os grupos (p=0,127) através do teste Mann-Whitney, porém ao se considerar a comparação intra-grupos através do teste Wilcoxon, ambos obtiveram diferença significativa (p Controle= 0,008 e p Experimental= 0,025) demonstrando os efeitos da aprendizagem viabilizados pela disciplina. Quanto à avaliação qualitativa, os resultados foram muito satisfatórios, destacando que os alunos julgaram o objeto digital de aprendizagem positivamente em todos os aspectos avaliados através do instrumento de coleta de dados da avaliação subjetiva. Nota-se que mesmo não tendo sido encontrada diferença significativa entre os grupos, os estudantes que tiveram acesso à intervenção o avaliaram como um instrumento de aprendizagem muito bom, sugerindo que seu emprego na educação é importante do ponto de vista de inovação didática e motivador da aprendizagem. Recomenda-se outros estudos com a ampliação da amostra para verificação do impacto do uso do objeto digital de aprendizagem e de testes de retenção de aprendizagem em médio prazo.
  • DOI: 10.11606/D.22.2012.tde-06062012-155212
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2012-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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