skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Artefatos em tomografia computadorizada de feixe cônico

R. H. H. Abujamra Izabel Regina Fischer Rubira Bullen; Ana Lúcia Alvares Capelozza; COB - Congresso Odontológico de Bauru “Prof. Dr. José Humberto Damante” (27. 2014 Bauru); International Meeting “Erosion" (2. 2014 Bauru); Encontro de 30 anos do PET-FOB/USP (1. 2014 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2014

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Artefatos em tomografia computadorizada de feixe cônico
  • Autor: R. H. H. Abujamra
  • Izabel Regina Fischer Rubira Bullen; Ana Lúcia Alvares Capelozza; COB - Congresso Odontológico de Bauru “Prof. Dr. José Humberto Damante” (27. 2014 Bauru); International Meeting “Erosion" (2. 2014 Bauru); Encontro de 30 anos do PET-FOB/USP (1. 2014 Bauru)
  • Assuntos: DIAGNÓSTICO POR IMAGEM; TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR RAIOS X
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A importância das radiografias e tomografias como método auxiliar de diagnóstico é indiscutível. Todas as vezes que uma nova técnica é colocada à disposição dos cirurgiões-dentistas surge exagerado número de prescrições. Nas décadas de 70 e 80 acompanhamos este fato. A imagem radiográfica panorâmica trouxe grande avanço na interpretação de imagens de maxila e mandíbula em um só filme. Entretanto, as técnicas radiográficas intrabucais continuaram imprescindíveis em vários casos. Muitas técnicas foram propostas com um único objetivo: a visualização das estruturas dentomaxilares em 3D. A Tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) é uma tecnologia recente, que permite a visualização tridimensional, reconstrução multiplanar, além de conter ferramentas para realização de mensurações. Dessa forma, é evidente tal contribuição para o diagnóstico, desde que se compreenda algumas de suas limitações. Propusemo-nos neste trabalho apresentar uma destas limitações, o artefato, que pode ser compreendido como qualquer erro ou distorção na imagem, não relacionado ao objeto de estudo e classificado de acordo com a causa. Apresentaremos e discutiremos os seguintes artefatos: “beam hardening”, relacionados ao tamanho do FOV; associados à movimentação do paciente; à imperfeição ou erro de calibração do escâner e ruído. Considerando a importância das imagens tomográficas e o aumento das prescrições faz-se necessário o conhecimento do cirurgião-dentista de que artefatos podem prejudicar a interpretação das imagens. Conhecer os tipos de artefatos, causas e como atenua-los são de suma importância para uma melhor avaliação e correto diagnóstico
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 311.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.