A integralidade na saúde: (im)possibilidades de diálogo com o pensamento de Huberto Rohden.
ABCD PBi


A integralidade na saúde: (im)possibilidades de diálogo com o pensamento de Huberto Rohden.

  • Autor: Ricco Medeiros, Leonardo
  • Orientador: Santos, Ronildo Alves dos
  • Assuntos: Análise De Conteúdo; Metafísica; Integralidade Em Saúde; Enfermagem Psiquiátrica; Educação Em Saúde; Saúde Mental; Health Education; Integral Care; Mental Health; Content Analysis; Metaphysics; Psychiatric Nursing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Trata-se de pesquisa exploratória qualitativa, na linha de pesquisa Educação em Saúde e formação de Recursos Humanos, realizada a partir de vinte entrevistas com profissionais de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) de um Centro de Atenção Integral à Saúde do interior paulista. O estudo tem dois objetivos: i) identificar o conceito de integralidade nas representações e práticas dos participantes; ii) verificar o conteúdo destas representações e estabelecer interlocuções com o pensamento do marco teórico da pesquisa, o filósofo metafísico Huberto Rohden, para quem a integralidade é harmonização com a fonte de perfeita vida, saúde e felicidade. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica científica da Análise de Conteúdo Categorial Temática, que opera a transformação de elementos textuais brutos em elementos representativos de conteúdo, posteriormente agrupados em Unidades de Registro Temáticas (URT). Foram encontradas cinquenta e uma URT transformadas em dezoito Categorias Temáticas (CT) mais abrangentes. Dentre as CT, cinco fomentaram discussões sobre a integralidade para os profissionais, sete sobre interlocuções com o marco teórico, três sobre conteúdos variados e três sobre conteúdos que desviavam do sentido principal da pergunta (denominados manifestações tergiversantes). O estudo encontrou a coexistência de elementos de afastamento e de aproximação entre as integralidades do discurso científico e a integralidade metafísica. Apesar de obstáculos - como as opções da área de enfermagem por aspectos práticos do cuidado e dificuldades com questões abstratas - os elementos de aproximação mostraram-se mais determinantes, resultando um tratamentos de dados com expressivas contraposições e complementações a partir do pensamento de Rohden. Como linhas conclusivas, o estudo encontrou a evidência de que movimentos educativos com a integralidade de viés metafísico, sobretudo impulsionados pela prática da cosmo-meditação, poderão favorecer o cuidado integral dos profissionais em saúde mental, melhorando a qualidade de vida oferecida nos serviços de saúde.
  • DOI: 10.11606/D.22.2021.tde-07052021-145136
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-02-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (https://doi.org/10.11606/D.22.2021.tde-07052021-145136 )