A integralidade na saúde: (im)possibilidades de diálogo com o pensamento de Huberto Rohden.
ABCD PBi
A integralidade na saúde: (im)possibilidades de diálogo com o pensamento de Huberto Rohden.
Autor:
Ricco Medeiros, Leonardo
Orientador:
Santos, Ronildo Alves dos
Assuntos:
Análise De Conteúdo
;
Metafísica
;
Integralidade Em Saúde
;
Enfermagem Psiquiátrica
;
Educação Em Saúde
;
Saúde Mental
;
Health Education
;
Integral Care
;
Mental Health
;
Content Analysis
;
Metaphysics
;
Psychiatric Nursing
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Trata-se de pesquisa exploratória qualitativa, na linha de pesquisa Educação em Saúde e formação de Recursos Humanos, realizada a partir de vinte entrevistas com profissionais de enfermagem (auxiliares, técnicos e enfermeiros) de um Centro de Atenção Integral à Saúde do interior paulista. O estudo tem dois objetivos: i) identificar o conceito de integralidade nas representações e práticas dos participantes; ii) verificar o conteúdo destas representações e estabelecer interlocuções com o pensamento do marco teórico da pesquisa, o filósofo metafísico Huberto Rohden, para quem a integralidade é harmonização com a fonte de perfeita vida, saúde e felicidade. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica científica da Análise de Conteúdo Categorial Temática, que opera a transformação de elementos textuais brutos em elementos representativos de conteúdo, posteriormente agrupados em Unidades de Registro Temáticas (URT). Foram encontradas cinquenta e uma URT transformadas em dezoito Categorias Temáticas (CT) mais abrangentes. Dentre as CT, cinco fomentaram discussões sobre a integralidade para os profissionais, sete sobre interlocuções com o marco teórico, três sobre conteúdos variados e três sobre conteúdos que desviavam do sentido principal da pergunta (denominados manifestações tergiversantes). O estudo encontrou a coexistência de elementos de afastamento e de aproximação entre as integralidades do discurso científico e a integralidade metafísica. Apesar de obstáculos - como as opções da área de enfermagem por aspectos práticos do cuidado e dificuldades com questões abstratas - os elementos de aproximação mostraram-se mais determinantes, resultando um tratamentos de dados com expressivas contraposições e complementações a partir do pensamento de Rohden. Como linhas conclusivas, o estudo encontrou a evidência de que movimentos educativos com a integralidade de viés metafísico, sobretudo impulsionados pela prática da cosmo-meditação, poderão favorecer o cuidado integral dos profissionais em saúde mental, melhorando a qualidade de vida oferecida nos serviços de saúde.
DOI:
10.11606/D.22.2021.tde-07052021-145136
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Data de criação/publicação:
2021-02-11
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto (https://doi.org/10.11606/D.22.2021.tde-07052021-145136 )