skip to main content

A linguagem matemática em uma aula experimental de Física

Alex Bellucco do Carmo Anna Maria Pessoa de Carvalho

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 C287L ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A linguagem matemática em uma aula experimental de Física
  • Autor: Alex Bellucco do Carmo
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; FÍSICA; LINGUAGEM CIENTÍFICA; MATEMÁTICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesta pesquisa, estudamos como, em uma seqüência de laboratório investigativo, alunos e professor associam a linguagem matemática (incluindo gráfica e algébrica) com as linguagens oral, escrita, gestual e a das representações visuais para construir os significados científicos. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão de como as diversas linguagens da cultura científica se articulam para edificar os conhecimentos científicos, sendo a linguagem matemática uma das mais importantes e da qual destacamos duas características: integração da escrita com representações visuais e construção de meios para que os fenômenos possam ser "vistos" nos seus recursos. A partir dessa revisão, foi possível salientar pontos relevantes no ensino-aprendizagem de ciências, como, por exemplo: deve-se aprender não somente nas suas linguagens, mas também sobre elas e, também, retomar, na sala de aula, o processo de produção das diversas formas da escrita científica, incluindo a Matemática. Transcrevemos a escrita do quadro negro, as falas e os gestos de quatro aulas duplas de um laboratório investigativo que tinha por objetivo investigar como a água aquece. As gravações foram feitas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A fim de resolver o problema proposto, analisamos as aulas que tratavam da transformação dos dados de uma tabela em um gráfico e deste em linguagem algébrica, situação em que a linguagem matemática se torna evidente. Com
    os dados obtidos, foi possível analisar as diferentes linguagens, revelando alguns aspectos importantes desse tipo de aula. Ao mostrar gradualmente como integrar os recursos matemáticos (tipológico e topológico) à linguagem científica, o professor cria condições para que os estudantes possam enxergar o fenômeno na linguagem gráfica e na algébrica
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 136 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.