skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A linguagem matemática em uma aula experimental de Física
Alex Bellucco do Carmo Anna Maria Pessoa de Carvalho
2006
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 C287L )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A linguagem matemática em uma aula experimental de Física
Autor:
Alex Bellucco do Carmo
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Assuntos:
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
FÍSICA
;
LINGUAGEM CIENTÍFICA
;
MATEMÁTICA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Nesta pesquisa, estudamos como, em uma seqüência de laboratório investigativo, alunos e professor associam a linguagem matemática (incluindo gráfica e algébrica) com as linguagens oral, escrita, gestual e a das representações visuais para construir os significados científicos. Para alcançar nossos objetivos, fizemos uma revisão de como as diversas linguagens da cultura científica se articulam para edificar os conhecimentos científicos, sendo a linguagem matemática uma das mais importantes e da qual destacamos duas características: integração da escrita com representações visuais e construção de meios para que os fenômenos possam ser "vistos" nos seus recursos. A partir dessa revisão, foi possível salientar pontos relevantes no ensino-aprendizagem de ciências, como, por exemplo: deve-se aprender não somente nas suas linguagens, mas também sobre elas e, também, retomar, na sala de aula, o processo de produção das diversas formas da escrita científica, incluindo a Matemática. Transcrevemos a escrita do quadro negro, as falas e os gestos de quatro aulas duplas de um laboratório investigativo que tinha por objetivo investigar como a água aquece. As gravações foram feitas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública. A fim de resolver o problema proposto, analisamos as aulas que tratavam da transformação dos dados de uma tabela em um gráfico e deste em linguagem algébrica, situação em que a linguagem matemática se torna evidente. Com
os dados obtidos, foi possível analisar as diferentes linguagens, revelando alguns aspectos importantes desse tipo de aula. Ao mostrar gradualmente como integrar os recursos matemáticos (tipológico e topológico) à linguagem científica, o professor cria condições para que os estudantes possam enxergar o fenômeno na linguagem gráfica e na algébrica
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
136 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript