skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A aprendizagem da dimensão social da ciência em espaços de educação não-formal: uma experiência com alunos do ensino médio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Cabral, Thiago Teixeira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2019-03-27

Acesso online

  • Título:
    A aprendizagem da dimensão social da ciência em espaços de educação não-formal: uma experiência com alunos do ensino médio no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Autor: Cabral, Thiago Teixeira
  • Orientador: Barreto, Maria Auxiliadora Motta
  • Assuntos: Abordagem Temática; Alfabetização Científica; Ciência; Educação Não-Formal; Tecnologia E Sociedade; Ensino De Ciências; Technology; Scientific Literacy; Science Teaching; Science; Non-Formal Education; Engineering And Mathematics; Tematic Approach
  • Descrição: Ações colaborativas entre escola e espaços não formais de educação são sugeridas na literatura de ensino de ciências como forma de diversificar e dinamizar o processo de alfabetização científica. Este trabalho aborda a aprendizagem da dimensão social da ciência durante uma visita à sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o objetivo de responder como essa visita contribui com o aprendizado do conteúdo sobre satélites e órbitas por estudantes do ensino médio. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, na qual foi realizada uma abordagem temática utilizando estratégias de ensino, como Think Pair Share e o estudo de texto e do meio, que privilegiam a atuação ativa dos estudantes e o registro escrito. A análise do conteúdo dos dados obtidos nas atividades foi realizada de acordo com a técnica descrita por Bardin e fundamentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. Os resultados demonstram que a visita ao INPE contribui com a ampliação da visão de mundo dos estudantes favorecendo a atribuição de sentido à aprendizagem, pela explicitação do contexto em que a ciência e a tecnologia são produzidas. Tais resultados contribuem para a reflexão sobre a estruturação e desenvolvimento de projetos educacionais que tenham como finalidade a aproximação das instituições.
  • DOI: 10.11606/D.97.2019.tde-25082021-120251
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Data de criação/publicação: 2019-03-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.