skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O significado da hospitalização para a criança pré-escolar um modelo teórico

Circéa Amado Ribeiro Margareth Angelo

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005

São Paulo 2005

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (ANGELO, M. doc 96e )(Acessar)

  • Título:
    O significado da hospitalização para a criança pré-escolar um modelo teórico
  • Autor: Circéa Amado Ribeiro
  • Margareth Angelo
  • Assuntos: HOSPITALIZAÇÃO; CRIANÇAS; BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 391-400.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.