skip to main content

Escola, história e claquete: a produção audiovisual escolar e o ensino de história

Silva, Thiago De Faria E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-12-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escola, história e claquete: a produção audiovisual escolar e o ensino de história
  • Autor: Silva, Thiago De Faria E
  • Orientador: Silva, Marcos Antonio da
  • Assuntos: Cultura Escolar; Ensino De História; História Da Educação; História Imediata; Produção Audiovisual Escolar; School Audiovisual Production; History Teaching; History Of The Present; History Of Education; School Culture
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha DVD Nº 0423 ANEXO;Versão corrigida
  • Descrição: O presente trabalho analisa a produção audiovisual escolar a partir dos acervos de dois concursos de vídeos escolares: o Kid Witness News da Panasonic (1989-2015) e o Festival do Minuto (2010-2013). A pesquisa reuniu 791 vídeos escolares de escolas do Brasil e de outros 33 países. Essas obras foram compreendidas como práticas instigantes da cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2007; JULIA, 2001), constituindo-se em um privilegiado campo de tensões entre a estrutura escolar moderna e as transformações da cultura contemporânea no final do século XX e início do século XXI (BAUMAN, 1999; GIDDENS, 2007; TIRAMONTI, 2005). Em diálogo com os conceitos de cibercultura (LÉVY, 1999) e virtualidade real (CASTELLS, 1999), a pesquisa investiga o lugar da produção audiovisual na escola contemporânea e, particularmente, no Ensino de História e na formação da consciência histórica (RÜSEN, 2010; BERGMANN, 1990). Para tanto, desenvolve uma análise preocupada em discutir as condições de produção próprias dos vídeos escolares; os critérios de análise específicos para avaliar a produção escolar; o trânsito entre as formas narrativas midiáticas, cinematográficas e suas apropriações pela cultura escolar; e, a identificação de alguns temas gerais da cultura escolar audiovisual contemporânea. Assim, espera-se contribuir para a reflexão sobre os desafios e as potencialidades da produção audiovisual no Ensino de História em escolas, cada vez mais, integradas à cibercultura e tensionadas pela virtualidade real.
  • DOI: 10.11606/T.8.2017.tde-08032017-145029
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.