skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Narratives: les discours de l'expérience; Narratives: the discourse of experience - collaboration to formation of teachers in the lusophone world; Narrativas: as falas da experiência - colaboração para a formação de professores no mundo lusófono

Santos, Isis Flora

Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa; v. 4 n. 7 (2010); 44-63

Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação 2010-02-01

Acesso online

  • Título:
    Narratives: les discours de l'expérience; Narratives: the discourse of experience - collaboration to formation of teachers in the lusophone world; Narrativas: as falas da experiência - colaboração para a formação de professores no mundo lusófono
  • Autor: Santos, Isis Flora
  • Assuntos: Narrativa; Alfabetização; Saberes E Fazeres Docentes; Narrative; Reading And Writing Process; Knowledge And Practices Of Teachers; Alphabétisation; Savoir E Travail Des Enseignants
  • É parte de: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa; v. 4 n. 7 (2010); 44-63
  • Descrição: Cherche de comprendre ce que les enseignants connaissent et font dans les récits de l'alphabétisation des enseignants du Collège de l'application de UERJ. Les connaissances et le discours de ces enseignants sont pris comme l'objectif de réflexion et d'analyse. Cela s'est passé grâce à la conviction qu'ils ont eu, que la superficie de la salle de classe peut être un centre de recherche et de formation des enseignants. L'option théorique pour "Investigação Narrativa" a rendu possible la parole en tant que source et méthode d'analyse. Comme un mouvement qui nous conduit à une explication et une re-interprétation des faits. En tant que source de travail, qui a subventionné l'analyse de la connaissance et des enseignants, il a tous les entretiens avec les alphabétiseurs.
    The research tries to comprehend the knowledge and practices that were used by UERJ staff. Teachers realized that the classroom could be a center of apprenticeship. The theoric option the Narrative Investigation allowed to see the speech as a mean of studies. This work was basead on an amount of researches that were made with the discourse helped to see that shows the institution trajectory. The discourse helped to see that the staff comprehend their own work and the process of reading and writting lived by their students.
    Busca compreender os saberes e fazeres docentes presentes nas narrativas das professoras alfabetizadoras do Colégio de Aplicação da Uerj. Os saberes e fazeres presentes nas falas das professoras que são tomadas como objetivo de reflexão e análise. Essa opção se deu por acreditar que o espaço de sala de aula pode ser um centro de pesquisa e de formação docente. A opção teórica pela Investigação Narrativa possibilitou ver as falas como fonte e como método de análise. Sendo um movimento que nos leva a uma explicação e re-explicação dos fatos narrados. Como fonte principal deste trabalho, que subsidiou a análise dos saberes e fazeres das docentes, tem-se o conjunto de entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/11546/13314
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2010-02-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.