skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio

Ana Luiza Festa Ozores Barbara Corominas Valério; Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (2. 2015 São Paulo)

Anais São Paulo: IME-USP, 2016

São Paulo IME-USP 2016

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio
  • Autor: Ana Luiza Festa Ozores
  • Barbara Corominas Valério; Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (2. 2015 São Paulo)
  • Orientador: Valério, Barbara Corominas
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; MATEMÁTICA; ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO; ANÁLISE DE ERROS
  • É parte de: Anais São Paulo: IME-USP, 2016
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
  • Descrição: É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.
  • DOI: 10.11606/D.45.2018.tde-28102017-073627
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 27-31.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.