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Algoritmo para converter sólidos CSG em sólidos B-Rep.

Garcia, Murilo Antonio Salomão

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2006-04-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Algoritmo para converter sólidos CSG em sólidos B-Rep.
  • Autor: Garcia, Murilo Antonio Salomão
  • Orientador: Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra
  • Assuntos: Computação Gráfica; Modelaghem Sólida; Computer Graphics; Solid Modeling
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Engenharia Mecânica - Opção: Sistemas Mecânicos
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é definir um novo algoritmo para a conversão de um modelo CSG para um modelo B-Rep. Normalmente isto é feito, percorrendo-se a árvore CSG e interpretando-a, ou seja: aplicando-se rotações, translações e escalamento (transformações afins) e determinando-se a união, intersecção ou diferença (operações booleanas) entre dois modelos B-Rep. Nós definimos uma nova abordagem onde o espaço ocupado pelo sólido é determinado como uma representação volumétrica. Após isso, utilizando-se esta representação volumétrica um Modelo Sólido B-Rep é gerado. Um algoritmo assim poderá ser utilizado no futuro para a criação de Modelos Sólidos B-Rep a partir de Imagens Médicas Tridimensionais. Gerando desta forma um modelo sólido completo ao invés de uma Representação por Superfícies, que é como tradicionalmente se tem feito. O Modelo Sólido B-Rep tem a vantagem de permitir a fácil extração de propriedades relativas à massa, como: momento de inércia, centro de massa e volume. Além disso, a uma representação por superfícies não garante a geração de um volume fechado (o que é suficiente para a visualização), porém para o uso na engenharia como análise e manufatura por esteriolitografia, é necessário um volume fechado. Um Modelo Sólido B-Rep é uma representação completa para o uso na engenharia. Por fim, posto que a construção de um Modelo Sólido é diferente da construção tradicional de uma Representação por Superfícies, nós tivemos que modificar o algoritmo Marching Cubes para obter o resultado desejado.
  • DOI: 10.11606/D.3.2006.tde-14092023-082221
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2006-04-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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