skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Caracterização molecular de uma cianobactéria baseada em sequências dos genes rRNA 16S e cpcBA

Camila Lazarini Portela e Silva Diego Bisson Ferreira; Célia Leite Sant'Anna; Caroline Souza Pamplona da Silva; Adriana Sturion Lorenzi; Marli de Fatima Fiore; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (12. 2004 Piracicaba)

Resumos São Paulo: USP, 2004

São Paulo USP 2004

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Caracterização molecular de uma cianobactéria baseada em sequências dos genes rRNA 16S e cpcBA
  • Autor: Camila Lazarini Portela e Silva
  • Diego Bisson Ferreira; Célia Leite Sant'Anna; Caroline Souza Pamplona da Silva; Adriana Sturion Lorenzi; Marli de Fatima Fiore; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (12. 2004 Piracicaba)
  • Assuntos: CYANOPHYTA; BIOLOGIA MOLECULAR
  • É parte de: Resumos São Paulo: USP, 2004
  • Notas: Recurso online
  • Descrição: Caracterizar através de sequências gênicas uma cianobactéria da Mata Atlântica do Estado de São Paulo e estabelecer sua relação filogenética com outras linhagens desse grupo de microrganismo. Material e/ou métodos: O DNA da cianobactéria foi extraído usando 0,5 mg de massa seca coletada no tronco de uma árvore da Mata Atlântica. Para a amplificação por PCR do gene rRNA 16S e de uma região do espaço intergênico da ficocianina (cpcBA) existentes no DNA extraído, utilizou-se os iniciadores 27F1/1494Rc e PCBF/PCaR, respectivamente. Os produtos da PCR obtidos foram clonados e sequenciados. O alinhamento e a construção da árvore filogenética foram realizados usando o programa CLUSTAL W. Resultados: A análise BLAST da sequência gerada do gene rRNA 16S da cianobactéria mostrou 96% de identidade com Symphyonemopsis VAPOR1 e a identidade da sequência de cpcBA foi de 86% com Synechocystis PCC9413. Na árvore filogenética a cianobactéria formou um clado com Symphyonemopsis VAPOR1 altamente sustentado pelo valor de reamostragem (99%). A sequência cpcBA dessa cianobactéria formou um clado único na árvore. Conclusões: Pela análise do rRNA 16S a cianobactéria foi incluída dentro da ordem Stignomatales, no gênero Symphyonemopsis e pode representar uma nova espécie. A falta de sequências de cpcBA de cianobactérias da ordem Stignomatales nos bancos de dados públicos não possibilitou fazer a identificação da cianobactéria usando o espaço intergênico da ficocianina
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.