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Índios, caboclos e guardiães da fronteira: a degradação do outro a partir da chegada do europeu na Amazônia brasileira

Sampaio, Sonia Maria Gomes ; Nongueira, Mara Genecy Centeno ; Pissinatti, Larissa Gotti

Anuário de literatura : publicação do Curso de Pós-Graduação em Letras, Literatura Brasileira e Teoria Literária, 2023-11, Vol.28, p.1-12 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, CCE - Anuário de Literatura

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  • Título:
    Índios, caboclos e guardiães da fronteira: a degradação do outro a partir da chegada do europeu na Amazônia brasileira
  • Autor: Sampaio, Sonia Maria Gomes ; Nongueira, Mara Genecy Centeno ; Pissinatti, Larissa Gotti
  • Assuntos: Brazilian literature ; Literatura ; Otherness ; Outro ; Relato de viagem ; Uruguayan literature ; Índio
  • É parte de: Anuário de literatura : publicação do Curso de Pós-Graduação em Letras, Literatura Brasileira e Teoria Literária, 2023-11, Vol.28, p.1-12
  • Descrição: Esse artigo tem por objetivo analisar, a partir da ideia de invenção da Amazônia, os termos utilizados por portugueses e espanhóis para designar o Outro, o nativo, o caboclo, o índio, durante o processo de colonização da Amazônia, e como essas designações são apresentadas nos relatos de viagem e posteriormente na literatura da/na Amazônia. Para tanto, utilizaremos a abordagem crítica dos estudos pós-coloniais, principalmente os argumentos de Henrique Dussel, Neide Gondim, Ana Pizarro, Eduardo Galeano, Hugo Achugar, Albert Memmi, dentre outros, para tratar da colonização da Amazônia, analisando os termos: índio, caboclo e guardião de fronteira, empregados pelos colonizadores na Amazônia. Os resultados apontam que a utilização desses termos revela a estratégia perversa do colonizador em identificar o Outro, o diferente, inferiorizando-o, subjugando-o, justificando assim, a dominação, a exploração. Essas estratégias se estendem até os dias atuais de forma ainda mais refinada, por isso, a urgência em refletir e expor epistemicamente esse processo, a fim de descolonizar o olhar e as práticas em relação aos nativos da/na Amazônia.
  • Editor: Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, CCE - Anuário de Literatura
  • Idioma: Inglês;Português

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