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Aspectos relevantes para a gestão de Instituições de Ensino Superior Privadas com Núcleos de Educação à Distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard

Riscifina, Vanessa Bernardi Ortolan

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2015-05-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos relevantes para a gestão de Instituições de Ensino Superior Privadas com Núcleos de Educação à Distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard
  • Autor: Riscifina, Vanessa Bernardi Ortolan
  • Orientador: Miura, Irene Kazumi
  • Assuntos: Balanced Scorecard; Desempenho Organizacional; Educação A Distância; Instituições De Ensino; Estratégia Organizacional; Balanced Scorecard; Organizational Performance; Educational Institutions; Distance Education; Organizational Strategy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Educação a Distância foi definida por Moore e Kearsley (2012) como ensino e aprendizado planejado no qual o ensino comumente ocorre em um local diferente do aprendizado, exigindo comunicação por meio de tecnologias, bem como organização institucional diferenciada. No entanto, a busca por um modelo de educação que atendesse a tantas necessidades, passou por um longo período de pesquisas e esforços até culminar no modelo de educação a distância dos dias de hoje: a educação a distância mediada por tecnologias. Esta modalidade depende da estruturação de sistemas de EAD formados por todos os processos que operam quando ocorre o ensino e o aprendizado a distância, o que inclui o aprendizado, o ensino, a comunicação, a criação de programas e cursos, e o gerenciamento. E é neste contexto que surge a problemática deste estudo, cuja primeira preocupação está centrada nos novos elementos que surgem na gestão de uma IES com a implantação da educação a distância mediada por tecnologias. Ao mesmo tempo em que a educação a distância se desenvolve, aumenta a concorrência no setor da educação superior, o que pressiona para uma gestão profissionalizada, pautada na avaliação do desempenho organizacional e na busca por orientação estratégica. A problemática deste estudo está centrada na identificação de categorias de informações, inerentes à gestão da Educação a Distância, que do ponto de vista do docente, deveriam ser consideradas na construção de Balanced Scorecards adaptados para a gestão do desempenho organizacional de Instituições de Ensino Superior Privadas, credenciadas para as modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia adotada para este estudo foi o estudo de caso, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior Privada credenciada para a educação superior presencial e a distância. A análise dos resultados do estudo de caso apresentou como resultados, quatro categorias de informações, totalizando 32 itens, para orientar a construção e adaptação de Balanced Scorecards para IES credenciadas para as modalidades de educação presencial e a distância: Categoria 1 - Planejamento e Elaboração de Recursos Didáticos; Categoria 2 - Acompanhamento Discente; Categoria 3 - Motivação e Habilidades Docentes; Categoria 4 - Efetividade do Sistema de EAD.
  • DOI: 10.11606/T.96.2015.tde-21072015-090753
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015-05-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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