skip to main content

Perfil de ativação de neutrófilos e macrófagos após estimulação por Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus isolados de paciente com otite média crônica

Rayssa P. Fonseca Jacqueline A. do Nascimento; Hayana R Lima; Ana Paula Campanelli; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)

Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011

São Paulo Universidade de São Paulo 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Perfil de ativação de neutrófilos e macrófagos após estimulação por Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus isolados de paciente com otite média crônica
  • Autor: Rayssa P. Fonseca
  • Jacqueline A. do Nascimento; Hayana R Lima; Ana Paula Campanelli; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (20. 2012 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: STREPTOCOCCUS; STAPHYLOCOCCUS; OTITE MÉDIA CRÔNICA; NEUTRÓFILOS; MACRÓFAGOS
  • É parte de: Resumos São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivos: A orelha média costuma ser acometida por infecções causadas por bactérias como Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus. A resposta imune contra tais microrganismos é efetuada inicialmente por fagócitos. Portanto, foi avaliado o perfil de ativação de neutrófilos e macrófagos humanos desafiados por diferentes isolados de S. aureus e S. pneumoniae. Métodos/Procedimentos: Neutrófilos e monócitos foram isolados do sangue periférico de indivíduos saudáveis. Os monócitos foram cultivados até se diferenciarem em macrófagos. Para o ensaio de fagocitose, as células foram estimuladas com S. aureus (Sa, ATCC 6538) e S. pneumoniae (Sp, ATCC 49169) viáveis por 40 minutos e foi determinado o número de células em fagocitose. Os neutrófilos e macrófagos foram estimuladas com S. aureus e S. pneumoniae inativados pelo calor por 21 horas e 24 horas, respectivamente e LPS de E. coli (10ng/mL). A produção de óxido nítrico (NO) e concentração de TNF-α foram avaliadas no sobrenadante da cultura das células, através da reação de Griess e por ELISA, respectivamente. Resultados: Os resultados mostram a maioria dos macrófagos e neutrófilos humanos são capazes de fagocitar S. aureus e S. pneumoniae in vitro (Figura 1). Em relação à síntese de mediadores inflamatórios, a produção de NO por macrófagos estimulados com S. aureus (1 célula: 10 bactérias) foi estatisticamente maior que os demais estímulos (Figura 2B). Os neutrófilos estimulados com S aureus e S pneumoniae não apresentaram diferenças nos níveis de produção de NO (Figura 2A). A produção de TNF-α foi estimulada por S. pneumoniae em neutrófilos, mas a produção desta citocina por macrófagos foi detectada apenas quando estas células foram estimuladas com S. aureus (Figura 1C e D)
    Conclusões: Os resultados apresentados indicaram que neutrófilos e macrófagos fagocitam S. aureus e S. pneumoniae. Estas bactérias também ativam neutrófilos e macrófagos de modo distinto e induzem a produção de mediadores inflamatórios por tais fagócitos.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: res. 908.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.