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A Instituição social do rádio: (Re)agregando as práticas discursivas da indústria no ecossistema midiático

Gambaro, Daniel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-05-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A Instituição social do rádio: (Re)agregando as práticas discursivas da indústria no ecossistema midiático
  • Autor: Gambaro, Daniel
  • Orientador: Vicente, Eduardo
  • Assuntos: Ecossistema Midiático; Instituição Social; Rádio; Internet; Práticas Discursivas; Discursive Practices; Radio; Media Ecosystem; Social Institution
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: O ecossistema midiático está em transformação, uma decorrência da propagação do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em ações cotidianas. Atualmente, mais mídias disputam a atenção das pessoas, que se dividem entre as atividades previamente estabelecidas de consumo de mídia e novas práticas de comunicação. Em meio a essas mudanças, a indústria radiofônica precisa se reconfigurar, como forma de manter seus valores social e cultural. O objetivo central deste trabalho é refletir sobre o rádio contemporâneo, de modo a tornar possível o desenho de táticas de atuação que mantenham o legado histórico do meio, enquanto possibilitam o rearranjo das práticas de acordo com os hábitos de consumo midiático atuais. O principal postulado alcançado nesta investigação determina que o rádio é uma instituição social, isto é, um agregado de práticas discursivas edificadas a partir das associações entre agentes e tecnologias diversas. Estratégias, conceitos e discursos foram instituídos historicamente, enraizados pelos agentes em atuação no campo radiofônico. Esse conjunto de práticas se apresenta, hoje, como uma ambiguidade: é tanto garantia de legitimidade do campo pelo lastro do tempo, como é estrutura rígida que impede mudanças. Assim, é preciso olhar para o passado do rádio para compreender como foi arraigada sua forma atual, tanto quanto é importante prestar atenção aos atributos do ambiente midiático digital, por onde começa a circular a produção dessa indústria. Como metodologia para a discussão proposta, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico sobre a história do meio. Esses dados foram organizados e debatidos, para demonstrar o processo de instituição do rádio, bem como as possibilidades de produção existentes e pouco exploradas. Esse referencial inicial orientou uma observação empírica, cujo objetivo foi descrever o rádio contemporâneo. Buscou-se delimitar as formas da produção radiofônica, bem como variações esperadas em diferentes contextos, a partir de exemplos de emissoras de seis mercados: três no Brasil (São Paulo, Porto Alegre e Recife) e três no exterior (Reino Unido, Espanha e Portugal). Tal esforço de pesquisa demonstrou que, apesar da necessidade de renovação, as formas instituídas do rádio se impõem sob a lógica do mercado, impedindo avanços maiores em direção a uma melhor adequação ao ecossistema midiático hodierno. À luz dessas constatações, esta tese propõe caminhos possíveis para a atuação futura do rádio, como parte dos novos agregados sociais, formados a partir dos hábitos recentemente instituídos pelas tecnologias modernas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-23072019-105047
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-05-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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