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Capacidades organizacionais e a sinergia na criação de valor para stakeholders.

Barakat, Simone Ruchdi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2018-04-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Capacidades organizacionais e a sinergia na criação de valor para stakeholders.
  • Autor: Barakat, Simone Ruchdi
  • Orientador: Boaventura, João Mauricio Gama
  • Assuntos: Estratégia Organizacional; Stakeholder; Valor; Vantagem Competitiva; Competitive Advantage; Organizational Strategy; Valu
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: De acordo com a Teoria dos Stakeholders, os gestores devem coordenar os interesses dos indivíduos e grupos que podem afetar ou ser afetados pelo alcance dos objetivos da empresa. Há evidências de que a sobrevivência da empresa no longo prazo só poderá ser alcançada se os gestores considerarem não apenas os interesses dos acionistas, mas também dos funcionários, clientes, fornecedores e das comunidades - os chamados stakeholders primários. Contudo, ainda não está claro, na literatura, como as empresas podem operacionalizar a coordenação desses interesses. Defende-se, nesta tese, que as empresas podem buscar pontos comuns e interconexões desses interesses alcançando maior sinergia na criação de valor para os diversos grupos. Para o alcance da sinergia na criação de valor para stakeholders, propõe-se que as empresas desenvolvam as seguintes capacidades organizacionais: capacidade de conhecimento, capacidade de engajamento, capacidade de integridade e capacidade de adaptação, que, em conjunto, formam a capacidade dinâmica de gestão de stakeholders, definida como \"capacidade de a empresa integrar, construir e reconfigurar seus recursos e rotinas para atender simultaneamente aos interesses dos stakeholders no contínuo processo de criação de valor\". Essas capacidades foram propostas com base nas literaturas de gestão de stakeholders e capacidades organizacionais. Após essa proposta, a relação entre as quatro capacidades e a sinergia na criação de valor para stakeholders foi testada em uma amostra de 116 empresas, com dados referentes aos anos 2011, 2012 e 2013, totalizando 273 observações. Os dados foram obtidos da base do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) e analisados por meio de modelos longitudinais de regressão para dados em painel. Os resultados da pesquisa empírica mostraram que a capacidade de conhecimento e a capacidade de adaptação estão positivamente relacionadas com a sinergia na criação de valor. A capacidade de engajamento e a capacidade de integridade não se mostraram estatisticamente relacionadas com a sinergia na criação de valor nas empresas e períodos analisados.
  • DOI: 10.11606/T.12.2018.tde-18062018-170624
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2018-04-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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