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Efeito de um currículo de ensino de linguagem em crianças com deficiência auditiva e IC

L. G. Hussein A. C. M Almeida-Verdu; L. T. do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (33. 2018 São Paulo)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2018

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2018

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  • Título:
    Efeito de um currículo de ensino de linguagem em crianças com deficiência auditiva e IC
  • Autor: L. G. Hussein
  • A. C. M Almeida-Verdu; L. T. do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (33. 2018 São Paulo)
  • Assuntos: CURRÍCULOS E PROGRAMAS; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; CRIANÇAS; IMPLANTE DA CÓCLEA
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2018
  • Notas: Disponível em: https://audiologiabrasil.org.br/33eia/anais-33eia/index.php. Acesso em: 16 set. 2022.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: A Audiologia e Análise do Comportamento Aplicada tem explorado exposição de crianças com deficiência auditiva neurossensorial e implante coclear (IC) a programas sistemáticos de ensino de componentes da linguagem. Os programas são baseados em equivalência (EBI) e antes do ensino a fala tende a ser mais precisa em leitura de palavras e com mais erros em nomeação de figuras. Após o ensino, as vocalizações em nomeação passam a ser mais precisas, atingindo porcentagens de acertos emitidas em leitura. Questões pouco exploradas são os efeitos do ensino de leitura sobre tarefas de responder a ditado. Objetivou-se verificar os efeitos de um EBI sobre a aprendizagem de leitura e escrita sob ditado em crianças com IC. Participaram duas meninas e um menino, com deficiência auditiva neurosensorial, bilateral e profunda, usuárias de IC com 7 anos de idade. O tempo de audição pelo implante era em média de 5 anos e os escores em idade verbal pelo PPVT era, em média, 3 anos e 3 meses. Os participantes foram avaliados em tarefas receptivas baseadas em seleção (que envolvia ouvir palavras ditadas e apontar figuras ou palavras impressas) e em tarefas expressivas que envolviam vocalizar (leitura e nomeação) e compor (análoga ao ditado) pelo software ARLE. Em seguida foram expostas ao software ALEPP, que disponibiliza um currículo de ensino de palavras, dividido em Unidades; estas são subdivididas em passos de ensino. Cada passo ensina repertório básico de leitura receptiva (baseada em seleção) e escrita por composição de três palavras sem dificuldades ortográficas da Língua Portuguesa, usando procedimentos matching to sample (MTS) e Constructed Response Matching to Sample (CRMTS). Antes de iniciar um passo de ensino, são realizados testes de retenção do passo anterior e testes de leitura receptiva e de ditado do passo atual.
    O passo finaliza com a repetição destes testes sendo esse um critério de progressão; a não obtenção de 100% de acertos acarreta em nova exposição ao respectivo ensino. Na ARLE, os participantes obtiveram baixos índices em leitura (entre 13% e 33% de acertos), nomeação (entre 26% e 66% de acertos) e em ditado (inferiores a 6% de acertos) No ALEPP, durante a exposição aos passos de ensino, os resultados nos pré-testes eram em torno de 66% de acertos, em leitura receptiva, em ditado ou em ambos componentes. Nos pós-testes os resultados eram de 100% de acertos, após uma única exposição ao passo. No entanto, os participantes necessitaram de reexposições a pelo menos um dos passos de ensino, relacionadas ao não atendimento do critério nos testes de retenção de palavras aprendidas em sessões anteriores. Em tarefas de leitura e nomeação os participantes aumentaram a porcentagem de acertos em relação ao repertório de entrada, sendo superiores os de leitura (entre 10% a 20% de aumento). Os resultados replicam estudos anteriores sobre efeitos do ensino de leitura sobre a melhora na precisão da fala e estendem os efeitos do ensino de leitura sobre a precisão em tarefas de ditado demonstrando que o ensino favoreceu discriminações das unidades silábicas menores que compõem as palavras.
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 4414.
  • Idioma: Português

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