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Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC

Adriana Maura Barboza Merlin Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu; Anderson Jonas das Neves; Leandra Tabanez do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret

CoDAS São Paulo v. 31, n. 3, id. e20180135, June 2019

São Paulo 2019

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  • Título:
    Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC
  • Autor: Adriana Maura Barboza Merlin
  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu; Anderson Jonas das Neves; Leandra Tabanez do Nascimento Silva; Adriane Lima Mortari Moret
  • Assuntos: PERDA AUDITIVA; IMPLANTE DA CÓCLEA; APRENDIZAGEM VERBAL; REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS
  • É parte de: CoDAS São Paulo v. 31, n. 3, id. e20180135, June 2019
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2019
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivo: Verificar o efeito do ensino por múltiplos exemplares na aquisição e integração dos comportamentos de ouvinte e falante, com substantivos e combinações substantivo-adjetivo, em crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) e implante coclear (IC). Método: Participaram duas crianças com DENA que usavam IC. Foram adotados estímulos ditados e figuras que correspondiam a palavras (substantivo) e unidades sintáticas substantivo+adjetivo. O estudo foi organizado em passos de ensino que foram intercalados por avaliações dos comportamentos de ouvinte e falante, com todos os estímulos. O ensino por múltiplos exemplares apresentou tarefas de imitação oral (ecoico), reconhecimento auditivo (ouvinte) e nomeação de figuras (tato) de maneira rotativa; os substantivos foram ensinados primeiro e, em seguida, as combinações substantivo-adjetivo. Resultados: No pré-teste, os participantes mostraram variabilidade e discrepância nas porcentagens de acertos de ouvinte e de falante. Todos alcançaram primeiro 100% de acertos nas tarefas de ouvinte e os desempenhos de falante ficaram próximos aos de ouvinte após o ensino. Todos estenderam a aprendizagem dos substantivos para as unidades sintáticas substantivo-adjetivo. Conclusão: Crianças com DENA e IC podem aprender e integrar comportamentos de ouvinte e de falante por meio do ensino por múltiplos exemplares, de palavras a unidades sintáticas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: id. e20180135, 11 p.
  • Idioma: Português

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