skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem

Natacha Suemi Martins Tamashiro Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)

São Paulo, 2009

São Paulo 2009

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CIAMPONE, M. H. T. doc 22 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Estilos de aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em enfermagem
  • Autor: Natacha Suemi Martins Tamashiro
  • Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: ESTILO COGNITIVO; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
  • É parte de: São Paulo, 2009
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: 1.Objetivos: Estilo de Aprendizagem corresponde às formas ou métodos que uma pessoa utiliza para adquirir conhecimentos e habilidades. Estudos descrevem sete principais estilos. Sabe-se que para uma aprendizagem efetiva é importante que o aprendiz tenha diferentes oportunidades e que desenvolva o seu estilo predominante, assim como os outros estilos. Os objetivos da presente investigação foram: identificar e analisar os estilos de aprendizagem predominantes em duas turmas do curso de licenciatura em Enfermagem e discutir estratégias de ensino que melhor favoreçam os processos de ensino/aprendizagem desses futuros professores. 2.Material e métodos: A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira foi ocorreu no 2º semestre de 2008. A população foi constituída por alunos matriculados na disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem II (Turma A). A segunda etapa ocorreu no 1º semestre de 2009 com os alunos cursando a disciplina Metodologia do Ensino de Enfermagem I (Turma B). O instrumento utilizado foi o Inventário de Inteligências Múltiplas para Adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong (2002). Composto por 70 afirmações, o respondente atribui pontuação de 0 a 2 escalonando o quanto cada afirmativa se aplica a ele mesmo. Participaram do estudo um total de 44 alunos, sendo 26 da Turma A, e 18 da Turma B. O projeto foi aprovado por CEP e seguiu todas as recomendações relacionadas aos aspectos éticos de pesquisas que envolvem seres humanos. 3.Resultados e
    discussão: A Turma A apresentou o estilo Espacial como o predominante (31%), A Turma B apresentou o estilo Musical como predominante (27 Os dados obtidos permitem aos professores utilizarem estratégias que estimule a aprendizagem significativa para os alunos a partir de seu estilo predominante bem como desenvolver outros estilos de aprendizagem importantes para o futuro enfermeiro que irá desenvolver a docência. O estilo dominante na Turma A, o Espacial, pode ser estimulado utilizando-se mapas conceituais, exposição de conteúdos através de painéis, maquetes e formas tridimensionais. O estilo dominante na Turma B, o Musical, pode ser estimulado por estratégias pedagógicas de paródias apresentando fatos, hipóteses ou eventos, propondo problemas e meios para resolvê-lo. Recomenda-se que outros estilos devem ser estimulados e desenvolvidos nas turmas de licenciatura em enfermagem, como a Lingüística, Intra e Interpessoal, pois são essenciais no exercício do cuidado, escuta e interação, utilizados na prática da enfermagem e nos processos ensino-aprendizagem, em qualquer âmbito da formação. 4.Conclusão: Os diferentes estilos de aprendizagem devem ser desenvolvidos nos futuros enfermeiros professores. As inteligências lingüística, intra e interpessoal, são importantes estilos que devem ser reconhecidos valorizados na docência na enfermagem. Conclui-se que os educadores devem saber reconhecer e valorizar os estilos de aprendizagem
    predominantes em seus alunos, mas não podem deixar de estimular o desenvolvimento do conjunto dos mesmos, tendo em mente que a educação é um processo permanente. Projetos pedagógicos e estratégias pedagógicas são componentes importantes nesse processo
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: res. 2200.; 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.