skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química

Barro, Mario Roberto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2009-09-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
  • Autor: Barro, Mario Roberto
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Blog; Ensino Superior; Química; Blog; Chemistry; Higher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.
  • DOI: 10.11606/D.75.2009.tde-10032010-095630
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-09-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.