skip to main content

A relação entre as capacidades de tecnologia da informação e a gestão do conhecimento: uma visão sob a perspectiva da resource-based view.

Tomomitsu, Henrique Takashi Adati

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2017-11-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A relação entre as capacidades de tecnologia da informação e a gestão do conhecimento: uma visão sob a perspectiva da resource-based view.
  • Autor: Tomomitsu, Henrique Takashi Adati
  • Orientador: Moraes, Renato de Oliveira
  • Assuntos: Estratégia Organizacional; Gestão Do Conhecimento; Modelagem De Equações Estruturais; Tecnologia Da Informação; Information Technology; Knowledge Management; Resource-Based View
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: No contexto da resource-based view, que é uma das principais abordagens estratégicas associada com os fatores internos de uma organização, a tecnologia da informação aparece como um recurso que pode ter impactos positivos sobre a performance de uma organização. Diante de algumas tipologias identificadas na literatura, alguns autores dividem os recursos de tecnologia da informação em três grupos: recursos tangíveis de TI, recursos humanos de TI e recursos intangíveis habilitados pela TI. Nesse último grupo é destacado que o conhecimento pode ser viabilizado por meio da TI, e deve ser considerado um ativo que a empresa poderia usufruir por meio da TI para se diferenciar de seus concorrentes. Dessa forma pode-se afirmar que existe uma influência das capacidades de TI (infraestrutura de TI, operação de TI e recursos humanos de TI) sobre a de gestão do conhecimento, uma vez que elas podem viabilizar uma melhor eficiência sobre os processos de gestão do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar a relação das capacidades de tecnologia da informação sobre a gestão do conhecimento, levando em consideração os seguintes fatores: o impacto estratégico da TI no presente e no futuro, e o estilo de gestão de conhecimento voltado pra o conhecimento explícito, com o intuito de verificar se esses fatores afetam a intensidade da relação principal foco do estudo. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa seguindo uma abordagem quantitativa, por meio de um levantamento survey. Foram identificadas evidências empíricas de que a capacidade de TI tem um impacto positivo sobre a gestão do conhecimento conforme já destacado na literatura, além desse resultado foi constatado que os fatores moderadores influenciam positivamente essa relação. As grandes contribuições para a teoria foram o incremento de mais três novos processos compondo as dimensões da gestão do conhecimento, e a inclusão dos efeitos moderadores (o estilo de gestão do conhecimento voltado para o conhecimento explícito, o impacto estratégico da TI no presente e no futuro) no modelo de pesquisa proposto.
  • DOI: 10.11606/D.3.2018.tde-27042018-101032
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2017-11-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.