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Instituições internacionais e educação: a agenda do Banco Mundial e do Education for All no caso brasileiro

Bernussi, Mariana Medeiros

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Relações Internacionais 2014-08-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Instituições internacionais e educação: a agenda do Banco Mundial e do Education for All no caso brasileiro
  • Autor: Bernussi, Mariana Medeiros
  • Orientador: Schor, Adriana
  • Assuntos: Banco Mundial; Brasil; Organizações Internacionais; Educação; Education For All; International Organizations; Education; Brazil; World Bank
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A dissertação pretende explorar a agenda da educação nas relações internacionais por meio do papel das organizações internacionais. Inseridos em uma realidade multilateral, organismos como a UNESCO, a UNICEF, o PNUD, a OCDE, a OIT e o Banco Mundial ganham cada vez mais espaço na arena internacional para discutir educação, alargando as fronteiras da ação política educacional para além do âmbito nacional. O objetivo desse trabalho é traçar um panorama histórico do entendimento destas organizações internacionais sobre o tema da educação, além de identificar qual das agências é protagonista na definição de projetos e programas educacionais. Perante a ascensão do Banco Mundial com o mandato da educação, confirmada por sua liderança na iniciativa Education for All, ainda pretende-se realizar um estudo de caso sobre as propostas do Banco Mundial na educação brasileira. A dissertação está dividida em dois artigos. O primeiro consiste em uma análise da educação de acordo com a percepção que as organizações internacionais possuem do tema, com foco na UNESCO e no Banco Mundial. O segundo artigo investiga os projetos do Banco Mundial desenvolvidos para o Brasil a partir de 1990. A finalidade do estudo é analisar de que forma os objetivos do Education for All estão presentes nesses projetos e se eles contribuem para uma mudança nas regulações, práticas e prioridades nacionais, e de que forma.
  • DOI: 10.11606/D.101.2014.tde-13102014-170412
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Relações Internacionais
  • Data de criação/publicação: 2014-08-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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