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Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem

Camila de Moraes Amaducci Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta

Monografias : resumos São Paulo : EEUSP, 2006

São Paulo EEUSP 2006

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fadiga entre estudantes de graduação em enfermagem
  • Autor: Camila de Moraes Amaducci
  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta
  • Assuntos: FADIGA (FISIOLOGIA); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; ENFERMAGEM
  • É parte de: Monografias : resumos São Paulo : EEUSP, 2006
  • Notas: Disponível em: http://www.ee.usp.br/graduacao/exibe_monografia.asp?vcodpesgr=4935358&vnompesgr=Camila de Moraes Amaducci&vcodpesco1=51943&vcodpesco2=
  • Descrição: Introdução: Fadiga pode causar prejuízo às atividades de vida diária e à qualidade de vida. Entre estudantes, pode prejudicar a aprendizagem. É descrita como "cansaço que não alivia com estratégias usuais de restauração de energia". Objetivos: Avaliar a fadiga de graduandos em enfermagem e suas relações com as variáveis ano de graduação, participação em atividades extracurriculares, com quem o aluno reside, depressão e índice de massa corpórea (IMC). Método: Estudo transversal, aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). No primeiro semestre de 2006 todos os estudantes (N=314) da EEUSP foram convidados a responder a Escala de Fadiga de Piper, o Pictograma de Fadiga, o Inventário de Depressão de Beck e fornecer outros dados pessoais. Resultados: Participaram 189 (60,2%) estudantes: 96,2% mulheres, idade média 21,5 anos (DP=2,79), 80,9% residiam com pais, 43,9% realizavam atividades extracurriculares, 11% tinham IMC abaixo e 13,8% acima do normal; 22,2% apresentaram disforia ou depressão. A fadiga foi moderada/intensa para 76,1% estudantes, mas 40,2% relataram realizar todas ou quase todas as atividades habituais (Pictograma de Fadiga). A mesma intensidade foi observada em 74,6% estudantes, segundo a Escala de Fadiga de Piper, e a média de impacto foi moderada em todos os segmentos da vida (comportamental, afetivo, sensorial e cognitivo/humor). Fadiga apresentou correlação positiva com ano de graduação, IMC e depressão
    (p<0,001). Os estudantes alegaram como a principal causa da fadiga o desgaste da faculdade. Dormir e ter lazer foram as estratégias mais utilizadas para seu manejo. Conclusão: Fadiga foi freqüente entre os graduandos em enfermagem, mas o impacto na vida foi moderado; observou-se grande número de estudantes com IMC alterado e sintomas depressivos e que essas variáveis correlacionaram-se à fadiga. Estudos com outros universitários, visando comparar os... ) resultados, analisar os fatores envolvidos e estratégias de controle da fadiga são desejáveis.
  • Editor: São Paulo EEUSP
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: On line.
  • Idioma: Português

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