skip to main content

Tecnologias digitais na educação: avaliação de uma plataforma de ensino online, a partir da abordagem de modelos pedagógicos e aprendizagem significativa

Magro, Alini Dal

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2017-10-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tecnologias digitais na educação: avaliação de uma plataforma de ensino online, a partir da abordagem de modelos pedagógicos e aprendizagem significativa
  • Autor: Magro, Alini Dal
  • Orientador: Crescitelli, Edson
  • Assuntos: Aprendizagem Significativa; Educação A Distância; Lei Da Aprendizagem; Modelos Pedagógicos Na Educação A Distância; Distance Education; Pedagogical Models In Distance Education; Significant Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A evolução das tecnologias impulsionou novas descobertas e alterações no setor educacional. Formar crianças e jovens para superar os desafios do século vigente requer o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos da implementação de uma nova arquitetura pedagógica no projeto Melhor Aprendiz II, a partir da abordagem dos modelos pedagógicos e aprendizagem significativa. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada revisão bibliográfica sobre a educação no século XXI, educação a distância, modelos pedagógicos na educação a distância e aprendizagem significativa. O método adotado contou com o estudo de caso único do projeto Melhor Aprendiz II, cujos dados foram coletados e catalogados por meio de entrevistas e focusgroupcom os principais envolvidos, além da legislação e de documentos fornecidos pela SOMOS Educação. A análise foi realizada com base em dados de Miles, Huberman e Saldaña (2014), que foram coletados, condensados, exibidos e, por fim, elaboradas as conclusões. Entre os principais resultados encontrados, percebeu-se que a implementação de uma nova arquitetura pedagógica no projeto Melhor Aprendiz II gerou impactos a partir da abordagem dos modelos pedagógicos e aprendizagem significativa. Do ponto de vista de conteúdo, a implementação de novos conteúdos e a preocupação com qualidade estimulou a aprendizagem de maneira significativa. Adicionalmente, notou-se que a escolha do aluno em aprender está diretamente relacionada ao seu conhecimento prévio. Constatou-se, ainda, que a autorregulação do aluno aumenta sua vontade de aprender, o que também é impulsionado pela utilização de material significativo e aulas estruturadas. Por fim, do ponto de vista dos aspectos tecnológicos, auferiu-se que a plataforma apresenta inúmeras funcionalidades que são valorizadas por alunos e tutores, contudo, é necessário que sejam realizados treinamentos e capacitações sobre a utilização da plataforma.
  • DOI: 10.11606/D.12.2017.tde-13122017-150528
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2017-10-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.