skip to main content

Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro

Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2017-07-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento e avaliação de curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória para enfermeiro
  • Autor: Tomazini, Edenir Aparecida Sartorelli
  • Orientador: Peres, Heloisa Helena Ciqueto
  • Assuntos: Avaliação De Curso; Ressuscitação; Parada Cardíaca; Informática Em Enfermagem; Educação Permanente; Educação À Distância; Tecnologia Educacional; Distance Education; Course Evaluation; Continuing Education; Educational Technology; Computer Science In Nursing; Cardiorespiratory Arrest; Cardiopulmonary Resuscitation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: O desenvolvimento e a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação associadas à internet exercem mudanças no processo de ensino aprendizagem e podem contribuir para a educação permanente em enfermagem, favorecendo a capacitação de enfermeiros, para reconhecer imediatamente a situação de parada cardiorrespiratória (PCR) de adultos e sistematizar as intervenções de suporte avançado de vida (SAV), a fim de que colaborem para o sucesso da reanimação cardiopulmonar e maior sobrevida dos pacientes. Objetivos: Desenvolver e avaliar a qualidade do curso on-line para enfermeiros sobre suporte avançado de vida nos casos de parada cardiorrespiratória em adultos. Método: Pesquisa metodológica aplicada, na modalidade de produção tecnológica de natureza quantitativa, exploratória e descritiva. Para o desenvolvimento do curso on-line, utilizou-se o modelo de Design Instrucional Contextualizado (DIC). A seleção dos participantes foi aleatória, intencional e não probabilística. Participaram do estudo dezesseis enfermeiros especialistas na área de urgência e emergência adultos e/ou de educação on-line. A coleta de dados ocorreu no período de novembro a dezembro de 2016. A avaliação do curso on-line foi baseada em critérios validados de Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. Resultados: O curso on-line foi implementado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle®, em nove unidades de aprendizagem e obtiveram índices de alta e boa qualidade em quinze (75%) critérios referentes à pertinência, contextualização, qualidade da informação, navegação, referências, portabilidade, correção de conteúdo, clareza das informações, facilidade de aprendizagem na interação e de localização das informações, interatividade, eficiência de utilização, utilização de recursos audiovisuais, ergonomia e estética. Foram avaliados cinco (25%) critérios como qualidade mediana relacionados à facilidade de retorno, uso de marcas especiais, gestão de erros, múltiplas janelas, ajuda aos usuários. Conclusões: os resultados mostraram que os referenciais teórico-metodológicos e pedagógicos adotados possibilitaram o desenvolvimento do curso on-line sobre SAV em PCR de adultos conferindo-lhe viabilidade de integrar tecnologias e estratégias educacionais inovadoras na implementação de capacitação e atualização de enfermeiros nas situações de emergência utilizando AVA.
  • DOI: 10.11606/D.7.2018.tde-26102017-095053
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2017-07-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.