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Ideia, imagem e representação: Leibniz crítico de Descartes e de Locke

Kontic, Sacha Zilber

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-12-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ideia, imagem e representação: Leibniz crítico de Descartes e de Locke
  • Autor: Kontic, Sacha Zilber
  • Orientador: Lacerda, Tessa Moura
  • Assuntos: Leibniz; Descartes; Representação; Ideia; Locke; Leibniz; Idea; Representation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente dissertação busca analisar como a concepção de representação é desenvolvida na filosofia de Leibniz tendo como pano de fundo a crítica que o filósofo faz ao modo como Descartes e Locke compreendem o conceito. Tomaremos como ponto de partida a crítica que Leibniz formula ao conceito de ideia tal como ele se encontra em Descartes, e a reformulação do conceito que ele opera a partir da compreensão da ideia como um gênero expressão. A partir dela, podemos compreender em que sentido Leibniz se vale do paradigma imagético da ideia em um sentido completamente diverso de Descartes. Ademais, ele nos permitirá compreender como, aos olhos de Leibniz, as noções de representação em Descartes e Locke se aproximam, por mais que suas concepções sobre a origem das ideias sejam opostas. Pretendemos com isso mostrar que, apesar da doutrina leibniziana da representação estar implicada em seu sistema, ela é profundamente marcada pela oposição ao cartesianismo e ao empirismo de Locke.
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-29062015-145614
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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