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A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels

Takahashi, Thiago Seiji

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-10-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels
  • Autor: Takahashi, Thiago Seiji
  • Orientador: Souza, Sandra Maria Ribeiro de
  • Assuntos: História Em Quadrinhos; Graphic Novels; Gibis Digitais; Educação Corporativa; Comunicação Empresarial; Digital Comics; Corporate Education; Comics; Business Communication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As histórias em quadrinhos foram definidas como arte sequencial e costumam ser popularmente associadas como um veículo de comunicação voltadas para o entretenimento. No entanto existem histórias em quadrinhos que são destinadas ao uso na educação, na transmissão de informações e na construção de conhecimentos específicos para o aperfeiçoamento profissional e humano. Este projeto teve como objetivo analisar a potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa no Brasil, com recorte em São Paulo. Para atingir esse objetivo, o trabalho abordou algumas definições básicas sobre histórias em quadrinhos, suas características e alguns eventos importantes durante a sua evolução histórica. Realizou-se também um levantamento das produções e publicações de quadrinhos corporativos em São Paulo identificando os principais autores e as editoras desse segmento. Para averiguar a potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa, este estudo foi sustentado por duas premissas: a primeira se referiu ao reconhecimento dos quadrinhos como linguagem autônoma e a segunda foi constatar a existência de profissionais especializados em atender o mercado de produção dos quadrinhos corporativos no Brasil. Além disso, foram verificados os métodos de produção, distribuição e utilização dos quadrinhos nos programas de educação de algumas corporações. A hipótese principal deste estudo foi que o uso estratégico dos quadrinhos pode contribuir positivamente para a comunicação no ambiente corporativo. Os resultados demonstraram que os quadrinhos têm sido utilizados por grandes corporações como SEBRAE, ABNT, Metrô SP, Petrobrás, Telefonica, O Boticário, SENAI, Votorantim e outros. Existe no Brasil uma produção regular e bem organizada de quadrinhos corporativos realizada por estúdios, autores e editoras especializadas. Essas produções ocorrem, pelo menos, desde 1994. A maior parte desses quadrinhos foram distribuídos dentro de empresas ou em ambientes mais restritos. No entanto, também houve algumas publicações que foram distribuídas e comercializadas em livrarias publicados no formato Graphic Novel. Verificou-se também que alguns quadrinhos corporativos têm sido publicados em suportes digitais, como foi observado no caso do convênio entre o SEBRAE e a ABNT. De acordo com os resultados coletados nesse estudo, a potencialidade do uso dos quadrinhos na educação corporativa foi associada, principalmente, em auxiliar nos processos da conscientização, compreensão e memorização de ideias e informações. A sua aplicação estratégica através de tiras e cartuns também facilitou e beneficiou a apresentação de ideias ou conceitos durante aulas/palestras e em textos de natureza mais complexa. O uso dos quadrinhos também possuiu o efeito de conseguir romper com o excesso de formalidade na comunicação com os funcionários em algumas empresas, ampliando o seu interesse e envolvimento com os programas de educação. Além disso, alguns elementos usados nos quadrinhos como a concepção de personagens e o humor gráfico também se mostraram como elementos de grande potencial para auxiliar o desenvolvimento de programas de educação corporativa.
  • DOI: 10.11606/D.27.2016.tde-14012016-100117
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-10-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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