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Validade ampliada do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) e usabilidade de sua versão para a web

Ataide, Maria Carolina Gironde

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2022-02-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Validade ampliada do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) e usabilidade de sua versão para a web
  • Autor: Ataide, Maria Carolina Gironde
  • Orientador: Felicio, Claudia Maria de
  • Assuntos: Acurácia Em Diagnóstico; Avaliação Miofuncional Orofacial; Estudo De Validação; Interface Usuário-Computador; Tecnologia Da Informação; Usabilidade; Accuracy In Diagnosis; User-Computer Interface; Usability; Orofacial Myofunctional Assessment; Information Technology; Validation Study
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: O Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) é um instrumento validado para a avaliação das características físicas e comportamentos orofaciais. Desenvolvimentos adicionais do protocolo AMIOFE podem contribuir com área de Motricidade Orofacial e apoiar a clínica fonoaudiológica Objetivos: (1a) Analisar a validade de grupos conhecidos do AMIOFE; (1b) Determinar os escores de corte que classificam crianças e adultos com e sem distúrbio miofuncional orofacial (DMO); (2a) Verificar a usabilidade da versão para a Web do AMIOFE e (2b) se o manuseio da interface promove o aprendizado. Métodos: O projeto foi aprovado pelo CEP HCRP (CAAE: 013768.3.0000.5440) e a pesquisa foi desenvolvida por meio de dois estudos: Estudo 1. Visando os objetivos 1a e 1b, foram incluídos dados de 304 indivíduos do sexo feminino e masculino, dos quais 60 eram crianças (6-12 anos de idade) e 244 jovens e adultos (18-60 anos de idade). As crianças tinham mordida aberta anterior (MAA), apneia obstrutiva do sono (AOS) ou eram controles. Os jovens e adultos apresentavam Desordem Temporomandibular (DTM), Deformidade Dentofacial (DDF) padrão classe II, DDF padrão classe III ou eram controles. Todas as informações foram extraídas de um banco de dados, previamente coletadas para pesquisas. À época, todos os participantes foram avaliados por meio do AMIOFE. Estudo 2. Para atingir os objetivos 2a e 2b, participaram doze fonoaudiólogos com variados níveis de experiência no uso do AMIOFE. As avaliações de usabilidade e satisfação dos usuários foram obtidas com um questionário de avaliação da usabilidade heurística (UH) e com o Computer System Usability Questionnaire (CSUQ), bem como pela livre expressão dos participantes. A investigação da relação entre a experiência prévia dos avaliadores e osjulgamentos de usabilidadee se o manuseio da interface promove o aprendizado, foi baseado no tempo para completar a tarefa (TCT). Resultados: Estudo 1. O AMIOFE mostrou-se válido para discriminar crianças e jovens e adultos com e sem DMO. A confiabilidade para crianças e adultos se mostrou adequada (0,836, Conbrach α). Com base na análise da curva ROC (Receiver Operating Characteristic), o escore total do AMIOFE (ETAMIOFE) foi significantemente diferente da chance para a detecção da presença de DMO em ambas as amostras. Adotando-se o escore de corte de 89 para crianças e adultos, os valores de sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, 95,0 % (IC: 83,1-94,4%) e 85,0% (IC: 62,1-96,8%) e 88,05 % (IC: 82,0-92,6%) e 83,53% (IC: 73,9-90,7%). Estudo 2. O AMIOFE-Web atingiu 90% de satisfação plena na UH, e os participantes indicaram estarem altamente satisfeitos (escore geral do CSUQ; Média= 1,31; DP= 0,31). A relação da experiência dos participantes com a UH e o CSUQ foi não significante. O TCT foi significantemente maior no primeiro protocolo que nos subsequentes (P < 0,006, Friedman test). Conclusão: O AMIOFE apresenta adequada consistência interna e é válido para discriminar crianças e adultos com e sem DMO, com ETAMIOFE ≤ 89 como nota de corte. O AMIOFE-Web atende aos critérios de usabilidade heurística e os participantes sentiram-se satisfeitos com o sistema. A aprendizagem para utilizar o sistema ocorreu rapidamente.
  • DOI: 10.11606/D.17.2022.tde-06052022-150138
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2022-02-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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