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Prints of the public instruction in the Brazilian empire from a philological view; Impressos da instrução pública no Império Brasileiro sob a lente da filologia

Albuquerque, Suzana Lopes De; Boto, Carlota

Filologia e Linguística Portuguesa; v. 20 n. 1 (2018); 115-125

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-06-07

Acesso online

  • Título:
    Prints of the public instruction in the Brazilian empire from a philological view; Impressos da instrução pública no Império Brasileiro sob a lente da filologia
  • Autor: Albuquerque, Suzana Lopes De; Boto, Carlota
  • Assuntos: Castilho; History Of Education; Teaching Prints; Instruction; Castilho; História Da Educação; Ensino; Impressos; Instrução
  • É parte de: Filologia e Linguística Portuguesa; v. 20 n. 1 (2018); 115-125
  • Descrição: Thepresent work aims to bring visibility to the conflicts involving the work of the portuguese brothers Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875) and José Feliciano de Castilho Barreto e Noronha (1810-1879) in the field of the primary and secondary public education in the Brazilian Empire, emphasizing the performance of portuguese José deCastilho and the disputes involving the adoption of his book Iris Classico(1859) in different brazilian provinces. The portuguese work Portugueseorthographyand mission of the elementary books; official correspondence concerningIris Classico(1860) was written by José de Castilho to answer the criticisms. Addressing the issue of the circulation of printed matter in Portugal  nd Brazil, thisarticle analyzes the engenderment of territories, knowledgeandmethods in a context of internationalization of pedagogical ideas. In thiswork,addressed tostudents of the brazilian secondary education, discussions of philology were presented, since Joséde Castilho defended the vernacular language and theportuguese purism against the “invasion of barbarism” of the French “aliens”. These pejorative adjectives used by the portuguese language to characterize french matrices in the teaching processof reading and writing in the Brazilian Empire denote the space of struggles and resistances present in the field of nineteenth-century brazilian philology, in a context of brazilian national language construction.      
    Esse trabalho visa trazer a visibilidade aos embates envolvendo a adoção do livro Iris Classico (1859) de autoria do português José Feliciano de Castilho Barreto e Noronha (1810-1879) que circulou em diferentes províncias brasileiras durante o século XVIII. A obra Orthographia portuguesa e missão dos livros elementares; correspondência oficial, relativa ao Iris Classico (1860), de 201 páginas, foi escrita por José Castilho para responder às críticas brasileira, que segundo ele, sua obra Iris Classico recebera.  Dessa forma, abordando a temática da circulação de impressos em terras “d’aquém e d’alem mar”, esse artigo vislumbra analisar o engendramento de territórios, saberes, métodos em um contexto de internacionalização de ideias pedagógicas. Em tal impresso destinado aos alunos do ensino secundário brasileiro, estavam apresentadas discussões no campo da filologia, uma vez que o filólogo José Castilho estava na defesa pela língua vernácula e pelo purismo português, na contramão da “invasão da barbárie” dos “alienígenas” franceses. Tais adjetivos pejorativos utilizados pelo português para caracterizar as matrizes francesas no ensino da leitura e escrita no Império brasileiro denotam o espaço de embates, lutas e resistências presentes no campo da filologia brasileira Oitocentista, em um contexto de construção da língua nacional brasileira. Para fundamentar tais embates, serão abordados os trabalhos de Razzini (2000) que apresenta a obra Iris Clássico como antologia e o de Leite (2006), ao abordar e a concepção de purismo no campo da filologia como uma metalinguagem preocupada com o “bom português” no combate aos galicismos do escrito francês. Depara-se, portanto, com um campo envolvendo o ensino da língua minado por disputas e poderes que incidiam, inclusive, no território da autorização e circulação de impressos pedagógicos em solo brasileiro.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/140244/146528
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-06-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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