skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Aprender em grupo experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional

Roberta Genaro Barbato Adriana Kátia Corrêa; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 14, n. 1, p. 48-55, 2010

Rio de Janeiro 2010

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 1840306 estantes deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Aprender em grupo experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional
  • Autor: Roberta Genaro Barbato
  • Adriana Kátia Corrêa; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMAGEM)
  • É parte de: Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 14, n. 1, p. 48-55, 2010
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender a experiência dos estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, no que se refere à aprendizagem em grupo, em disciplinas que possibilitam trabalhar em pequenos grupos de estudantes. Foram realizadas entrevistas não estruturadas com 19 alunos do segundo ano desses cursos, de abril a dezembro de 2007, e a análise qualitativa dos dados, pela qual se configuraram as categorias de codificação: Trabalhar em grupo facilita o aprendizado cognitivo e atitudinal; Trabalhar em grupo revela limites e requer mudanças; Trabalhar em grupo exige preparo e nova competência do professor; e Trabalhar em grupo possibilita um exercício para a prática profissional. A estratégia grupal contribui para o processo ensino-aprendizagem, promovendo mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo
    La finalidad de esta investigación es comprehender la experiencia de los estudiantes de los cursos de bachillerato y licenciatura en enfermería, de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto/ Universidad de São Paulo, con relación al aprendizaje en grupo, en asignaturas que posibilitan trabajar en pequeños grupos de estudiantes. Fueron realizadas entrevistas no estructuradas con 19 alumnos del segundo año de estos cursos, de abril a diciembre de 2007. Se llevó a cabo el análisis cualitativo de los datos, siendo configuradas categorías de codificación: trabajar en grupo facilita el aprendizaje cognitivo y actitudinal; trabajar en grupo marca límites y requiere cambios; trabajar en grupo exige preparación y nueva competencias del profesor; trabajar en grupo posibilita un ejercicio para la práctica profesional. La estrategia grupal contribuye al proceso enseñanza-aprendizaje, promoviendo cambios en la relación del estudiante con el conocimiento, con el profesor, con el colega y consigo mismo
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 48-55.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.