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Construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais: história e desafios do McDonald's

Fontenelle, Isleide Arruda

Revista de Administração de Empresas, 2007, Vol.47 (1), p.60-70 [Periódico revisado por pares]

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo

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  • Título:
    Construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais: história e desafios do McDonald's
  • Autor: Fontenelle, Isleide Arruda
  • Assuntos: Fronteiras organizacionais ; identidades organizacionais ; MANAGEMENT ; marca ; McDonald’s ; sociedade da ordem
  • É parte de: Revista de Administração de Empresas, 2007, Vol.47 (1), p.60-70
  • Descrição: Reflete-se sobre os desafios da construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais na passagem da sociedade da ordem - com sua noção de fronteiras e identidades - para a modernidade líquida, baseada em formas fluidas. Para ilustrar tal passagem, utiliza-se um estudo de caso da corporação McDonald's, apresentando as fronteiras e identidades organizacionais que esta estabeleceu desde seu surgimento, nos EUA, até se tornar uma das mais poderosas marcas globais. Toma-se o McDonald's como paradigmático do formato de negócios da moderna sociedade da ordem que perdurou no século XX, fator determinante para a expansão da corporação. Entretanto, a partir da década de 1990, a corporação passou a ser criticada por analistas de negócios, tendo ela própria assumido uma "crise de imagem". Aponta-se que essa crítica à rigidez do "sistema McDonald's" é sinalizadora de uma transformação mais ampla no formato social que alimentou e sustentou esse modelo de negócio, de bases fordistas e suportado por uma estratégia de padronização.
  • Editor: Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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