skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estrutura sociogenética intranidal e estrutura populacional de Centris (Heterocentris) analis (Fabricius, 1804) e Centris (Hemisiella) tarsata Smith 1874 (Hymenoptera: Apidae)

Camilla Helena da Silva Marco Antonio Del Lama

2010

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Silva, Camila Helena da )(Acessar)

  • Título:
    Estrutura sociogenética intranidal e estrutura populacional de Centris (Heterocentris) analis (Fabricius, 1804) e Centris (Hemisiella) tarsata Smith 1874 (Hymenoptera: Apidae)
  • Autor: Camilla Helena da Silva
  • Marco Antonio Del Lama
  • Assuntos: POLINIZAÇÃO; ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS; ECOLOGIA; ENTOMOLOGIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Há um interesse crescente em utilizar os serviços de polinização de espécies nativas em sistemas naturais e agroecossistemas. Entretanto, o pouco conhecimento da diversidade e a identificação dos polinizadores efetivos são problemas a serem superados. As espécies de abelhas do gênero Centris são abelhas nativas, que tem sua distribuição geográfico Neotropical, da Argentina ao sul dos Estados Unidos. A característica mais marcante dessas abelhas é o fato de que são coletoras de óleo floral e apresentam diversas especializações morfológicas e comportamentais que as qualificam como polinizadores efetivos, importantes para manutenção de ecossistemas neotropicais e com grande potencial para utilização na agricultura. É essencial conhecer a biologia reprodutiva e a estrutura populacional das espécies de abelhas para avaliação da viabilidade de seu uso como polinizadores e para o desenvolvimento de estratégias de manejo. Neste trabalho, como parte do Projeto BIOTA FAPESP (Processo 04/1 5801-0), estudamos aspectos da biologia da nidificação, como sazonalidade, produtividade, razão sexual e alocação sexual, utilizando a estratégia de oferecer ninhos-armadilha para nidificação. Estes achados foram associados a parâmetros genéticos (estrutura sociogenética intranidal e estrutura genética populacional) estimados por marcadores alozimicos revelados eletroforeticamente em géis de amido, DNA mitocondrial e microssatélites. Para tal, realizamos coletes em quatro cidades: Araras, São Carlos, Rifaina e Ribeirão Preto, desde Setembro de 2006 até fevereiro de 2010. Nestas coletes, obtivemos 422 ninhos fundados por espécies de Centris dentre os 2007 ninhos coletados neste período e locais. Os indivíduos que emergirem foram estacados a 20°C e os adultos de Centris tarsata e Centris analis foram analisados para detecção de variação alozimica e de polimorfismos do DNA mitocondrial.
    A partir dos resultados de alozimas pudemos inferir que, conforme o esperado, a prole dos ninhos de Centris tarsata é usualmente o resultado do acasalamento de uma fêmea com um macho. Os resultados obtidas em Centris analis utilizando alozimas como marcador não foram conclusivos, pois a população analisada não apresentou variantes eletroforéticas geneticamente determinadas. Em relação à biologia de nidificação, foram confirmados os dados da literatura quanto à sazonalidade das duas espécies. Graças ao acompanhamento da atividade de nidificação realizada por uma população de Centris analis durante um ano inteiro de 2009, foi possível observar diferenças significativas ao longo dos meses, principalmente na razão sexual. Essas informações serão úteis para o delineamento de estratégias de manejo de ninhos-armadilha em estudos futuros
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: 89 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.