skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar

Rúbia Sousa Almeida ; Cândida Beatriz Alves ; Gabriella Nunes Neves ; Ludmila Pereira Silva ; Regina Lúcia Sucupira Pedroza

Psicologia Escolar e Educacional (Online), Vol.11 (1), p.123-132 [Periódico revisado por pares]

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    O professor de ensino médio e a psicologia em seu cotidiano escolar
  • Autor: Rúbia Sousa Almeida ; Cândida Beatriz Alves ; Gabriella Nunes Neves ; Ludmila Pereira Silva ; Regina Lúcia Sucupira Pedroza
  • Assuntos: high school ; psychology ; teacher
  • É parte de: Psicologia Escolar e Educacional (Online), Vol.11 (1), p.123-132
  • Descrição: O contato do professor de Ensino Médio com a Psicologia durante sua formação acadêmica acontece pela Licenciatura e pretende fornecer subsídios para sua prática escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a visão desse professor sobre a influência da Psicologia em seu cotidiano, investigando como a preparação oferecida durante a graduação e outras formas de contato com a Psicologia contribuem para o exercício docente. Realizaram-se 30 entrevistas semi-estruturadas com professores do Ensino Médio de escolas particulares e públicas do Distrito Federal. Os dados coletados revelaram que a maioria dos professores esqueceu o que estudou sobre Psicologia. Os entrevistados reconheceram a importância da Psicologia, porém reclamaram da falta de conhecimento para utilizá-la. Os resultados apontam para a pouca eficiência das disciplinas de Psicologia ministradas nas Licenciaturas, que não atingem sua função de intervenção em sala de aula. É urgente uma revisão desse problema, já que essa carência tem sido sentida pelos professores.
  • Editor: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.