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Adaptação da criança à creche análise de indicadores interacionais e afetivos
Kelma Assunção Sousa Vera Silvia Raad Bussab
2002
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T BF575.A86 S729a e.2 )
(Acessar)
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Título:
Adaptação da criança à creche análise de indicadores interacionais e afetivos
Autor:
Kelma Assunção Sousa
Vera Silvia Raad Bussab
Assuntos:
COMPORTAMENTO DE APEGO
;
DEPENDÊNCIA (PERSONALIDADE)
;
AUTOESTIMA
;
COMPORTAMENTO DE BRINCAR
;
CRECHES
;
ENTREVISTA DE APEGO COM BONECOS
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este estudo teve como objetivo investigar a adaptação de crianças à creche a partir de indicadores comportamentais em situação de recreação livre, do estilo de apego mensurado por meio da Entrevista de Apego com Bonecos (Oppenheim, 1990) e dos índices obtidos no Questionário de auto-estima (Haltiwanger & Harter, 1987) e na escala de dependência (Sroufe, Fox and Pancake; 1983). Foram estudadas 20 crianças (13 meninas), entre 50 e 60 meses de idade, que freqüentam uma creche pública em período integral. As interações positivas foram as mais preponderantes nas brincadeiras das crianças, porém não se mostraram como bons indicadores de adaptação à creche. Os padrões interacionais de correlação negativa entre interação positiva e atividade individual e observação foram os mesmos encontrados por Bussab e Maluf (1998) quando as crianças tinham dois anos de idade. Contudo a correlação positiva encontrada entre interação positiva e negativa não foi se manteve. Quanto ao sexo, os meninos se envolveram mais em interações negativas enquanto às meninas apresentaram maiores índices de dependência. Contrariamente às expectativas, observação e atividade individual foram fortemente associadas a apego seguro e a altos índices de auto-estima respectivamente. Em termos metodológicos, a Entrevista de Apego com Bonecos revelou-se um instrumento simples e eficaz para a mensuração de apego em crianças pré-escolares
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
100 p.
Idioma:
Português
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