skip to main content

Organização de material didático virtual na homepage

Crescitelli, Mercedes Fátima Canha ; Campos, Karlene do Socorro Rocha

Linha d'água, 2015-06, Vol.28 (1), p.9-29

Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Organização de material didático virtual na homepage
  • Autor: Crescitelli, Mercedes Fátima Canha ; Campos, Karlene do Socorro Rocha
  • Assuntos: Educação a Distância ; Gênero digital ; Gêneros ; Homepage ; Sociorretórica
  • É parte de: Linha d'água, 2015-06, Vol.28 (1), p.9-29
  • Descrição: Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.