skip to main content

Educação, infâncias e natureza o que nos ensina a história, a escola e a vida

Marilene Proença Rebello de Souza Beatriz de Paula Souza; Fauston Negreiros

São Paulo IPUSP 2023

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (E-book (AM= SMaril/278) )(Acessar)

  • Título:
    Educação, infâncias e natureza o que nos ensina a história, a escola e a vida
  • Autor: Marilene Proença Rebello de Souza
  • Beatriz de Paula Souza; Fauston Negreiros
  • Assuntos: ESCOLARIZAÇÃO; PANDEMIAS; POLÍTICA EDUCACIONAL; NATUREZA; ISOLAMENTO SOCIAL; ESCOLA RURAL; EDUCAÇÃO INDÍGENA; QUILOMBOLAS -- EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587596365. Acesso em: 14 ago. 2023
  • Descrição: RESUMO EXECUTIVO Educação, infâncias e natureza: o que vivências de escolarização durante e após a pandemia de covid-19 podem trazer de subsídios para políticas educacionais? -- Cap. 1 A pesquisa: caminhos trilhados. -- PARTE I Levantamento historiográfico-documental sobre “Experiências educativas ao ar livre no Brasil e em outros países: trajetória historiográfica nos séculos XX e XXI”. -- Cap. 2 Escolas ao ar livre na Europa e em países da América Latina: uma trajetória historiográfica no século XX. -- Cap. 3 Experiências educativas em contato com a natureza na perspectiva da educação rural no Brasil. -- Cap. 4 Da educação no campo à educação do campo. -- Cap. 5 educação indígena: do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) à educação escolar indigena e o diálogo com a interculturalidade. -- Cap. 6 Educação escolar quilombola. -- Cap. 7 Escolas da floresta e educação ambiental. -- Cap. 8 Mapeamento de escolas de ensino fundamental com atividades escolares ao ar livre e em contato com a natureza no Brasil. -- PARTE II O que dizem protocolos, educadores, pais ou responsáveis e estudantes sobre a pandemia de Covid-19 e o contato com a natureza, na escola e na vida. -- Cap. 9 Protocolos de retorno às aulas presenciais. -- Cap. 10 Quem são e o que dizem pais ou responsáveis sobre a vida, a escola e o contato com a natureza, antes e durante o isolamento social. -- Cap. 11 O que pensam educadores sobre a pandemia de Covid-19, o retorno presencial às aulas e o contato com a natureza. -- Cap. 12 O olhar das crianças sobre a pandemia de Covid-19, o retorno às aulas presenciais e o contato com a natureza. -- Capítulo 13 Síntese da pesquisa
  • Editor: São Paulo IPUSP
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 392 p on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.