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Sobre aprendizagem e afetos: a mediação pedagógica no ensino de química como espaço para superação de dicotomias

Lima, Joyce Ingrid De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-03-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sobre aprendizagem e afetos: a mediação pedagógica no ensino de química como espaço para superação de dicotomias
  • Autor: Lima, Joyce Ingrid De
  • Orientador: Andrade, Joana de Jesus de
  • Assuntos: Afetividade; Ensino De Química; Obutchénie; Situações De Aprendizagem; Affectivity; Chemistry Teaching; Learning Situations
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: É possível identificar os impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto nas relações de ensino? A partir desse questionamento apresentamos um estudo que buscou compreender tais impactos em um espaço muito especial que é a escola. Como objetivo principal da pesquisa investigamos os aspectos afetivos envolvidos nos processos de aprendizagem de química considerando diferentes situações de aprendizagem (aula expositiva dialogada, experimentação, mapa conceitual, elaboração de projetos, maquete, prova individual, prova em dupla, lista de exercícios e seminário). Assumimos como referencial teórico autores que tem suas ideias pautadas na perspectiva teórico-metodológica da Abordagem Histórico-Cultural, principalmente Lev Vigotski (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962), os quais apresentam uma concepção monista de interpretação das relações humanas e do homem consigo mesmo, afirmando que corpo e mente estão imbricados de modo que não há separação entre cognição e afeto, mas, sim, um conjunto unitário. No âmbito da aprendizagem, tais autores apontam a importância dos aspectos afetivos, entendendo o sujeito como um ser múltiplo e complexo. Em termos de objetivos específicos e, por meio de metodologia qualitativa e pesquisa participante, o estudo analisou as possíveis aprendizagens (apropriações/ significações/ informações/ atitudes/ habilidades/ valores) demonstradas pelos alunos nas situações de aprendizagem realizadas; identificou os termos que indicam sentimentos e/ou afetos descritos ou apontados pelos alunos durante as aulas e considerando as diferentes metodologias de ensino utilizadas ao longo da pesquisa; interpretou, a partir das entrevistas dos alunos, quais foram as principais percepções a respeito de um processo educacional que teve como foco a afetividade e a aprendizagem. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que perpassou a temática \'água\' e foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio integrado em Automação de um IFSP do interior de São Paulo. Foram realizados 21 encontros utilizando diversas situações de aprendizagem, de modo que os alunos fossem acompanhados pela pesquisadora utilizando o diagrama do Flow de Mihaly Csikszentmihalyi. Além disso, foram realizadas videogravações das apresentações finais e entrevistas com 10 participantes. Os dados foram sistematizados e organizados em quatro unidades de análise. Os resultados indicam que a utilização de estratégias de ensino diversificadas propicia maior engajamento pelos alunos, uma vez que eles se sentem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao proporcionar uma aprendizagem baseada em projetos, com valorização das diferentes etapas do processo de construção do conhecimento científico, os estudantes se sentem desafiados e as relações presentes na sala de aula (professor-aluno-conhecimento) são mais estimuladas e afetivamente desenvolvidas. Dessa forma, identificamos condições possíveis para a construção coletiva de aprendizagens sustentadas por relações indissociáveis entre ciência e encantamento, entre Química e valores humanos, entre cognição e afeto, significações concretas da unidade afeto-volitiva obutchénie.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-16052021-102623
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-03-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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