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Comportamento de autoconceito de crianças em idade escolar: um estudo da influência de variáveis antropométricas e psicossocioculturais

Serassuelo Junior, Helio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2007-09-26

Acesso online

  • Título:
    Comportamento de autoconceito de crianças em idade escolar: um estudo da influência de variáveis antropométricas e psicossocioculturais
  • Autor: Serassuelo Junior, Helio
  • Orientador: Simões, Antonio Carlos
  • Assuntos: Autoconceito; Escola; Crianças; Comportamento; Sobrepeso; Children; Behavior; Overweight; School; Self Concept
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar, no âmbito escolar, as possíveis diferenças opinativas decorrentes da prevalência de sobrepeso na percepção do autoconceito e suas dimensões constitucionais. Participaram do estudo 785 escolares, 410 meninas e 375 meninos (11,44±1,84). A distribuição da amostra em grupos considerados de peso normal e sobrepesados foi realizada por medidas antropométricas (peso corporal, estatura e índice de massa corporal), as características socioeconômicas e culturais foram investigados por inventários específicos e o autoconceito e suas dimensões por um instrumento validado - Piers-Harris 2. A distribuição dos valores em média e desvio padrão foi realizada por estatística descritiva, as análises intragrupos e intergrupos por teste t e Anova (p<0,05). A análise de todas as variáveis em conjunto foi realizada por conversão em score z e posteriormente por correlação e regressão múltipla. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas opiniões dos escolares quando as características da amostra foram analisadas individualmente: sexo, idade, nível socioeconômico, raça, e a percepção do comportamento de autoconceito total. Existe correlação entre o aumento do IMC e os valores atribuídos ao autoconceito total e suas dimensões comportamentais. Existe significância entre os valores atribuídos ao autoconceito total quando correlacionados com a faixa etária e ao próprio ambiente, nas diversas dimensões constituintes do autoconceito
  • DOI: 10.11606/T.39.2007.tde-08082008-164806
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2007-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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