skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor

Ferreira, Flavio Mangili ; Pinheiro, Camila Roberta Muniz Serra

Gestão & Produção, 2018-12, Vol.25 (4), p.854-865 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de São Carlos

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor
  • Autor: Ferreira, Flavio Mangili ; Pinheiro, Camila Roberta Muniz Serra
  • Assuntos: Desenvolvimento de produtos e serviços ; Empreendedorismo ; ENGINEERING, MANUFACTURING ; Planejamento Estratégico
  • É parte de: Gestão & Produção, 2018-12, Vol.25 (4), p.854-865
  • Descrição: Resumo Em função da necessidade de inovação e criação de valor para as organizações, o ensino do empreendedorismo tem se tornado presente nas instituições de ensino contemporâneas. Nesse contexto, desenvolver instrumentos que proporcionem um ambiente favorável ao aprendizado voltado ao assunto torna-se necessário. O Plano de Negócios é um instrumento que pode ser utilizado no ensino de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do perfil empreendedor em professores e alunos de diversas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Negócios Circular como metodologia ativa para ensino do empreendedorismo durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios. Por meio de uma pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo com objetivo exploratório durante estudo de campo, as análises demonstraram a versão do Plano de Negócios Circular apresentada neste trabalho. Foram analisadas 10 Oficinas Construindo um Plano de Negócios na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média. As autoavaliações de aprendizagem respondidas pelos participantes, bem como a avaliação das respostas dos alunos sobre o Plano de Negócios Circular construído durante as oficinas, pelos professores, demonstram que a metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor, a partir de competências, diferentes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Futuras pesquisas possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa e melhorias no ensino do empreendedorismo, bem como contribuirão para o desenvolvimento do perfil empreendedor.
  • Editor: Universidade Federal de São Carlos
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.