skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora

Berbel, Alexandre Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2022-04-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desenvolvimento de EBTs e EdTechs em escola-incubadora
  • Autor: Berbel, Alexandre Costa
  • Orientador: Almeida, Martinho Isnard Ribeiro de
  • Assuntos: Ecossistema; Inovação; Incubadoras De Base Tecnológica; Escola Incubadora; Educação; Education; Incubator School; Innovation; Ecosystem; Technology-Based Incubators
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Escola Incubadora Colégio Interativo Pestalozzi foi se desenvolvendo e criando um ecossistema educativo-tecnológico, propício ao desenvolvimento de EBTs (empresas de base tecnológica) voltadas ou não para a Educação, auxiliando-as a superar os estágios iniciais de seus ciclos de vida (mais precisamente o vale da morte) a fortalecerem-se e escalarem. Em contrapartida, a Escola Incubadora se beneficiou dos produtos e serviços das EBTs. As empresas que querem desenvolver produtos ou serviços na área de educação podem precisar mais de uma Escola Incubadora (devido às grandes especificidades do ambiente escolar) do que de uma incubadora tradicional. O objetivo principal da pesquisa é descobrir se uma Escola de Educação Básica brasileira pode efetivamente funcionar como uma incubadora tecnológica que possibilita a sobrevivência e o desenvolvimento de empresas tecnológicas voltadas para a Educação (Edtechs). Segue-se o objetivo de se construir um modelo de ecossistema educativo-tecnológico capaz de dar sustentação à criação, desenvolvimento, consolidação e expansão de EBTs utilizando-se outras escolas brasileiras com a prontidão necessária. O Colégio Interativo Pestalozzi já incubou diversas EBTs e Edtechs, favorecendo a sobrevivência e o desenvolvimento delas. O administrador do Colégio e Autor deste trabalho, utilizando-se da pesquisa participante, descreveu e explicou didaticamente as experiências vividas em mais de dez anos de trabalho, bem como apresentou os resultados desta pesquisa, suas consequências sobre as empresas incubadas e sobre a Escola Incubadora, inúmeras lições aprendidas e sugestões para estudos futuros. Permeia todo o trabalho o desejo de que, sem perda de rigor científico, a pesquisa possa se tornar compreensível, útil e acessível a todos que desejarem desenvolver novos ecossistemas educativo-tecnológicos e multiplicar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais.
  • DOI: 10.11606/T.12.2022.tde-20102022-165855
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2022-04-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.