skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Discussing concepts for a Brazilian school of international relations: an epistemological debate - Audrey Alejandro and Amado Cervo's formulations; Discutindo conceitos para uma escola brasileira de relações internacionais: um debate epistemológico - Audrey Alejandro e as formulações de Amado Cervo

Campos, André Sanches Siqueira; Vigevani, Tullo

Intelligere; n. 10 (2020): Dossiê Amado Luiz Cervo; 91-110

Universidade de São Paulo / Centro Interunidades de Historia da Ciencia 2020-12-29

Acesso online

  • Título:
    Discussing concepts for a Brazilian school of international relations: an epistemological debate - Audrey Alejandro and Amado Cervo's formulations; Discutindo conceitos para uma escola brasileira de relações internacionais: um debate epistemológico - Audrey Alejandro e as formulações de Amado Cervo
  • Autor: Campos, André Sanches Siqueira; Vigevani, Tullo
  • Assuntos: Teoria Crítica; Conceitos; Eurocentrismo; Brasil; Produção Científica; Internacionalização; Critical Theory; Concepts; Eurocentrism; Global South; Scientific Reserach; Internacionalization
  • É parte de: Intelligere; n. 10 (2020): Dossiê Amado Luiz Cervo; 91-110
  • Descrição: Este artigo parte de uma proposta de resenha do livro Western Dominance in International Relations? The Internationalisation of IR in Brazil and India, escrito por Audrey Alejandro. Nosso objetivo é discutir suas ideias sobre a possibilidade da internacionalização da produção do conhecimento das ciências sociais do Sul Global, particularmente da teoria de Relações Internacionais (RI), não ser condicionada pelo domínio Ocidental. Paradoxalmente, para ela, a reprodução dos discursos críticos e anti-eurocêntricos reforçam a própria teorização eurocêntrica que vem sendo criticada. Nesse sentido, a contribuição intelectual de Amado Cervo sobre a relação entre conceitos e teorias no ensino das relações internacionais no Brasil colabora para dialogar com o paradoxo levantado por Alejandro. Neste artigo, colocamos o debate de ambos os autores em perspectiva analítica e comparativa. Se para Alejandro, a ideia de uma teoria brasileira (e indiana) não é explícita, ao mesmo tempo sugere existirem elementos importantes para sua existência. De acordo com a interpretação de Amado Cervo, concluímos que teoria tem uso instrumental, mas isso não elimina a necessidade de fundar teorias explicativas, diferentemente do que ele sugere. Ao mesmo tempo, reconhecemos a importância dos conceitos formados a partir da história cognitiva. No que se refere a uma teoria brasileira de RI, afirmamos que a resposta de Alejandro seria intermediária, não há um corpo teórico pleno, mas há bons fundamentos para avançar.
    This article starts from a review proposal of the book “Western Dominance in International Relations? The Internationalisation of IR in Brazil and India”, written by Audrey Alejandro. The aim of this article is to discuss some ideas related to the possibility of the internationalisation of the Social Sciences of the Global South knowledge. We focus on IR theory and the fact that it would not be conditioned by Western dominance. Paradoxically, for her, the reproduction of critical and anti-Eurocentric discourses reinforces the very Eurocentric theorization that has been criticized. In this sense, Amado Cervo's intellectual contribution on the relations between concepts and theories in the teaching of IR in Brazil can help to reflect on   the paradox raised by Alejandro. In this article, we put the debate of both authors in an analytical and comparative perspective. According to Alejandro, the idea of a Brazilian (and Indian) theory is not explicit, but she also suggests that there are important basis for its developments. According to Amado Cervo's interpretation, we conclude that theory has instrumental use, but this does not eliminate the need to develop explanatory theories, differently from what he suggests. At the same time, we recognize the importance of concepts originating from cognitive history. Regarding a Brazilian theory of IR, we consider that Alejandro's answer is a middle way. There is not a full theoretical design, but there are good backgrounds to progress.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/revistaintelligere/article/view/178403/167380
  • Editor: Universidade de São Paulo / Centro Interunidades de Historia da Ciencia
  • Data de criação/publicação: 2020-12-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.