skip to main content

Perfil da fração globulina do endosperma dos mutantes de milho derivados de Oh43+ através de gel bidimensional

F. Mestrinelli A. A Toro; C. M Bellato; L. W Meinhardt; Siu Mui Tsai; P. J Lea; Ricardo Antunes de Azevedo; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004

São Paulo USP 2004

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 12/2004 1430857 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Perfil da fração globulina do endosperma dos mutantes de milho derivados de Oh43+ através de gel bidimensional
  • Autor: F. Mestrinelli
  • A. A Toro; C. M Bellato; L. W Meinhardt; Siu Mui Tsai; P. J Lea; Ricardo Antunes de Azevedo; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: CANA-DE-AÇÚCAR
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004
  • Descrição: O milho é um cereal relativamente pobre em qualidade de proteínas, tendo quantidades limitadas dos aminoácidos lisina, treonina e triptofano, tanto em sua forma livre quanto incorporado nas proteínas de armazenamento das sementes. Essas proteínas são classificadas em albuminas, globulinas, zeínas e glutelinas, sendo as zeínas a fração protéica principal, contendo níveis muitos baixos de lisina e triptofano e as albuminas, globulinas e glutelinas frações que possuem níveis elevados destes aminoácidos. Objetivos: Comparar o perfil da fração protéica globulina do endosperma dos mutantes opaco-1 (o1), opaco-2 (o2), floury-1 (fl1) e floury-2 (fl2) com o da linhagem selvagem Oh43+. Material e/ou métodos: A respectiva fração foi extraída com base no procedimento de Landry et al. e quantificada através do método de Bradford, seguida de análise em gel bidimensional (2D-PAGE). Resultados: Foram observadas diferenças na concentração da fração protéica globulina nas linhagens analisadas. Conclusões: Através da correlação dos valores de pI e MW na análise do 2D-PAGE, mostrou-se um aumento na expressão da fração nos mutantes quando comparados ao OH43+, além de proteínas expressas exclusivamente nos mutantes. Estas proteínas serão posteriormente identificadas através de espectrometria de massa e, através destas análises, espera-se compreender melhor o controle da expressão da globulina nos mutantes de milho, avaliando a sua contribuição na produção da lisina nas proteínas
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.