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O uso de ambientes virtuais de aprendizagem, como estratégia de ensino, por meio da metodologia Webquest em Cursos de Graduação em Enfermagem

Chaves, Lucimara Duarte

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2013-09-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso de ambientes virtuais de aprendizagem, como estratégia de ensino, por meio da metodologia Webquest em Cursos de Graduação em Enfermagem
  • Autor: Chaves, Lucimara Duarte
  • Orientador: Évora, Yolanda Dora Martinez
  • Assuntos: Avaliação Da Dor; Informática Em Enfermagem; Tecnologia Da Informação; Metodologia Webquest; Processo Ensino-Aprendizagem; Teaching-Learning Process; Pain Assessment; Nursing Informatics; Information Technology; Webquest Methodology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é reconhecido como uma nova dinâmica de ensino, considerada relevante, porque permite que o indivíduo seja capacitado e se insira numa nova realidade virtual, que possibilita a interatividade e o conhecimento de novas tecnologias. O presente estudo teve como objetivos desenvolver um AVA e avaliar o conhecimento adquirido por meio da metodologia WebQuest (WQ), sobre o tema \"Avaliação da Dor\" por estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva na vertente quantitativa. O estudo foi realizado no 1o semestre de 2013, com 93 alunos do 7o e 8o semestre de um curso de graduação em enfermagem divididos em três etapas: planejamento, desenvolvimento e descrição da implementação do AVA proposto; comparação da aprendizagem de dois grupos de alunos, que utilizaram a estratégia WQ (n=52) e aula tradicional (n=41) por meio de pré-teste e pós-teste; avaliação da estratégia WQ quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos na visão dos alunos de graduação em enfermagem estudados. Para o desenvolvimento do AVA, disponibilizado na plataforma Moodle, foi utilizado a metodologia WQ contemplando os seguintes passos: planejar, formatar, publicar e gabaritar. Os resultados demonstraram na comparação entre os momentos pré e pós-teste, para cada grupo, que em ambos, os escores diferenciaram-se entre o pré e pós-teste e a diferença foi estatisticamente significante em cada grupo. Constatou-se a melhora de desempenho entre o pré e pós-teste em ambos os grupos. No caso do grupo da WQ, a média para os escores do pré-teste foi de 9,04 (DP=2,08) e no pós-teste de 13,81 (DP=2,24). Já, no grupo da aula presencial a média para os escores do pré- teste foi de 7,44 (DP=2,04) e no pós-teste foi de 10,48 (DP=2,85). Quando analisados os dados separadamente, observou-se uma diferença entre o pré e pós- teste maior no grupo da WQ, quando comparados com o grupo que recebeu aula presencial, representando em diferença de escore um ganho de 4,77 escores no grupo que participou da WQ (de 9,04 para 13,81). Referente à avaliação realizada pelos alunos que participaram da estratégia WQ, os resultados demonstraram que a avaliação dos aspectos pedagógicos e técnicos, na visão dos alunos, foi positiva. No cálculo da nota de cada domínio avaliado, observou-se que a média da nota do \"tempo de reposta\" foi a menor dos cinco domínios (91,67%), seguida pela \"interação\" (95,00%), \"qualidade\" (95,00%), \"atividade\" (96,67%), e \"conteúdo\" (97,08%). A pesquisa alcançou os objetivos propostos e pode concluir que o uso da estratégia WQ como ambiente virtual de aprendizagem aplicada no ensino superior, para o ensino da avaliação da dor, é uma possibilidade a ser considerada, incentivando a aprendizagem ativa e colaborativa e facilitando o desenvolvimento da relação de parceria e colaboração entre os atores do processo ensino- aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/T.22.2013.tde-06012014-154646
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2013-09-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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