skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares a isomeria nos sistemas biológicos

Paulo Rogério Miranda Correia John W. A Donner Junior; Maria Elena Infante-Malachias

Ciência e Educação Bauru v. 14, n. 3, p. 483-495, 2008

Bauru 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Mapeamento conceitual como estratégia para romper fronteiras disciplinares a isomeria nos sistemas biológicos
  • Autor: Paulo Rogério Miranda Correia
  • John W. A Donner Junior; Maria Elena Infante-Malachias
  • Assuntos: INTERDISCIPLINARIDADE; MÉTODOS DE ENSINO; PRÁTICA DE ENSINO
  • É parte de: Ciência e Educação Bauru v. 14, n. 3, p. 483-495, 2008
  • Notas: Disponível em : . Acesso em : 19 out. 2011
  • Descrição: O mapeamento conceitual foi utilizado como uma ferramenta para verificar as mudanças conceituais de estudantes de Ensino Médio após a realização de atividades didáticas desenvolvidas durante as aulas de Química. O objetivo pedagógico a ser atingido foi romper as fronteiras que segregam o conhecimento científico em disciplinas isoladas. Os estudantes foram intencionalmente provocados a relacionar conceitos de Química e de Biologia, a fim de compreender melhor e explicar as conseqüências biológicas da isomeria. Os mapas conceituais elaborados pelos estudantes, antes e após as atividades propostas, evidenciaram o aparecimento de relações entre conceitos químicos e biológicos, que foram avaliadas qualitativamente. Este trabalho mostra que os mapas conceituais podem ser utilizados como ferramentas para auxiliar o professor na realização de práticas didáticas interdisciplinares na escola, bem como para acompanhar o progresso dos estudantes em direção à interdisciplinaridade
  • Editor: Bauru
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 483-495.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.